Na passada quarta-feira, foi apresentado em Montalegre o projecto \"Observatório Rural\", uma iniciativa levada a cabo pelo Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN) para dar conta das transformações sentidas ao nível da actividade agrícola nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e Entre-Douro e Minho nas últimas duas décadas.

Segundo o presidente do IDARN, Luís Miguel da Silva, este estudo pretendeu também analisar as dinâmicas e os bloqueios que ocorreram ao nível do desenvolvimento rural nesse período, no sentido de, agora, se poder adaptar as medidas de apoio que estão destinadas ao sector para, assim, se ultrapassar algumas das dificuldades detectadas.

O estudo em causa teve por base 12 freguesias, tendo sido realizados um total de 443 inquéritos, envolvendo o mesmo número de explorações agrícolas.

Uma das vertentes da investigação debruçou-se sobre o turismo em espaço rural, uma actividade complementar à agrícola. E uma das conclusões do estudo a este respeito foi que as unidades de alojamento rural existentes nestas duas regiões do Norte do país \"têm-se mostrado pouco receptivas à venda de produtos locais de qualidade, sejam eles gastronómicos ou artesanais, perdendo, assim, a oportunidade de se constituírem como um dos principais vectores de desenvolvimento destas produções em meio rural\".

A investigação do IDARN concluiu ainda que a expansão do sector do turismo em espaço rural passa por \"inverter os efeitos de sazonalidade\", ou seja, pela procura de fluxos de turistas mais homogéneos e constantes ao longo do ano, assegurando, desta forma, a estabilidade financeira da empresa.



PARTILHAR:

Eleições no Centro de Assistência ao Imigrante

Cuntas que me Cuntórun