A Scenic Luxury Cruises & Tours, companhia de cruzeiros fluviais com sede na Austrália, está a incluir no seu roteiro turístico de visitação no Douro, a aldeia vinhateira de Provezende. Trata-se de uma nova janela de oportunidade de promoção não só da localidade bem como do próprio concelho de Sabrosa.

Neste contexto e por inerência desta companhia, um fluxo considerável de turistas da Austrália, Canadá, EUA e Reino Unido, tem este ano conhecido Provezende e consolidando uma crescente procura por esta bonita aldeia vinhateira por parte de outros operadores turísticos fluviais.

Significa também o retorno de um conjunto de investimentos feitos pela Câmara Municipal de Sabrosa na sua recuperação e ao mesmo tempo da preservação de uma identidade urbana e na própria valorização patrimonial abrindo em simultâneo oportunidades de negócio a outros agentes locais e regionais e hoje bem vincadas e patentes.

Neste âmbito, a Associação Douro XXI sedeada em Sabrosa é um dos operadores mais ativos e um dos seus executivos, a Engª Celeste Marques, sublinhou o aumento crescente dos visitantes registados no posto de turismo da instituição instalado na própria aldeia vinhateira. “ Temos sentido uma crescente afluência de turistas e além de promovermos os produtos dos nossos associados também damos a conhecer todo o concelho de Sabrosa, nas suas várias vertentes”.

A mesma realidade é sentida pelo Presidente da União das freguesias de Provezende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro, José Fernandes acrescentando que o turismo em crescendo, é uma mais-valia socioeconómica para a população local, motivada pela venda dos seus produtos regionais e artesanato”.

Para o Presidente do Município de Sabrosa, Dr. José Marques, “A variedade do fluxo turístico em Provezende é o reflexo da estratégia e do trabalho do Município com a ajuda dos fundos comunitários”. “Tudo isto está consubstanciado num conjunto de melhoramentos no seu centro histórico, sendo os habitantes os destinatários naturais e prioritários para usufruírem dos benefícios deste investimento. Ao fim de 10 anos, altura em que foi requalificada esta Aldeia Vinhateira, posso dizer que o nosso esforço tem resultado“, realçou.

O investimento na aldeia de Provezende rondou os 3 milhões de euros e constou da recuperação de fachadas de casas, requalificação do largo central da aldeia, de várias ruas, pelourinho, construção de sanitários, pavimentação, remodelação de infra- estruturas básicas e colocação de mobiliário urbano e novos pontos de luz.



PARTILHAR:

Médicos deslocados para o Algarve com 800 doentes em lista de espera

IPB espera mais 400 estudantes estrangeiros no próximo ano letivo