Homenagem nacional ao musicólogo e compositor pela autarquia vinhaense com o lançamento de um livro do artista, exposições e concertos na II Bienal Jorge Lima Barreto.

 

No âmbito da II Bienal Jorge Lima Barreto, a Câmara Municipal de Vinhais, numa coedição com a Imprensa da Universidade de Coimbra, lançou no passado dia 16 de setembro, o livro "Estética da Comunicação Musical – A Improvisação".

A obra de Jorge Lima Barreto (1949-2011), musicólogo e compositor e uma “referência singular na Arte Contemporânea internacional”, foi apresentada no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais pelo professor José Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa e contou com a presença do diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão.

De salientar que o livro, cujo lançamento serve de homenagem póstuma ao artista, enuncia na capa uma imagem inédita de Ernesto Melo e Castro, um poeta português residente em São Paulo, no Brasil, e que se fez representar, também, nesta reverência a Jorge Lima Barreto (JLB).

Na segunda edição da Bienal, que teve lugar nos dias 16 e 17 de setembro, realizaram-se, ainda, dois concertos de homenagem a Jorge Lima Barreto. No primeiro, dia 16, subiram ao palco J.P. Simões e Isabel Barros, já no segundo, dia 17, o concerto "Vincos" com Carlos Barreto, Carlos Zingaro, Vítor Rua e António Barros encerrou a Bienal.

Para além da pintura de António Palolo e da escultura de de João Ferreira, estiveram, também, patentes ao público as exposições: “JLB – Viver com a Música nos Olhos”, “Meteoro Neon para Vénus”, de Silvestre Pestana, “Vórtice Azul” e “Livros Proibidos”, de Celeste Cerqueira, “Aura”, de António Barros, “Relicários e Oxigenários”, de Ilda Teresa Castro.

Quanto à obra "Aura - Elegia a Jorge Lima Barreto", instalação inédita de António Barros, como “obra de arte em espaço público”, ficará residente na Capela de São Caetano, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

No último dia da Bienal, pelas 15h30, decorreu, também, a apresentação do livro “Abordagem Orff-Shulwerk: História, Filosofia e Princípios Pedagógicos”, de João Cunha, Sara Carvalho e Verena Mascht. Uma hora depois, o professor Mário Vieira de Carvalho moderou a conferência “Contingência e Modernidade Musical”.

Quanto à “profícua vida e obra” de JLM, o músico estabeleceu uma constante e empenhada relação com a cidade de Coimbra, em particular com a sua universidade, tendo colaborado com a revista Via Latina da Associação Académica e com a revista Música em Si, da Tuna Académica da Academia.

Fundamental foi a sua singular participação no simpósio "Projectos & Progestos", uma iniciativa do Teatro Estúdio do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. 

JLB participou, ainda, com concertos no Teatro Académico de Gil Vicente, em iniciativas tão diversas como, por exemplo, a "Semana de Arte da (na) Rua", realizada pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

 

 



PARTILHAR:

Investigadores da UTAD premiados por projetos de acessibilidade

Nossa Senhora das Graças atrai milhares de fiéis a Chaves