A Câmara de Vila Pouca de Aguiar disse hoje que quer agregar os complexos mineiros romanos de Tresminas e as Médulas, em Espanha, para fortalecer e valorizar a candidatura do sítio português a Património Mundial da Humanidade.

"Las Médulas", na cidade de Ponferrada, na província de León, Espanha, foi uma importante mina de ouro durante o império romano, que foi classificada como Património Mundial da Unesco em 1997.

Em Portugal, a câmara de Vila Pouca de Aguiar fala há anos na intenção de elevar também o Complexo Mineiro de Tresminas a Património da Humanidade.

Agora, segundo afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município, Alberto Machado, está a ser trabalhada a "agregação de Tresminas e as Médulas".

"Portugal tem muitas intenções de candidatura a património mundial. Candidaturas isoladas. A nossa candidatura fica muito mais valorizada se estiver agregada a um património já classificado", sublinhou.

Alberto Machado referiu que o "parecer de viabilidade" desta agregação vai ser submetido à Unesco durante o próximo ano.

O autarca destacou a "importância histórica" de Tresminas, tanto que estas minas a céu aberto eram geridas diretamente pela guarda do imperador. Aqui, a exploração de ouro decorreu ao longo de 450 anos e depois não teve mais intervenções.

É por isso, segundo o autarca, um "património arqueológico único" que se preserva desde "há cerca de 2000 anos".

A autarquia deu início, há cerca de uma década, a um projeto de investigação científica, requalificação e preservação que visa a potenciar e divulgar o complexo mineiro romano, alvo de um investimento global de cinco milhões de euros.

A candidatura de Tresminas a Património Mundial vai ter coordenação partilhada entre Portugal, através do autarca Alberto Machado, e Espanha, por intermédio de Enrique Martin, diretor geral de Património Cultural da Junta de Castilla Y León).

No sábado, decorre na aldeia de Tresminas uma reunião de trabalho que contará com a presença de elementos da Direção Regional de Cultura do Norte, deputados do PSD eleitos pelo distrito de Vila Real e ainda representantes espanhóis.

O deputado social-democrata Luís Ramos disse à Lusa que o partido vai submeter ao parlamento um projeto de resolução pedindo ao Governo o "empenho e apoio direto" no projeto de Tresminas que considerou ser de "grande relevância".

Antes da reunião, será apresentado o catálogo do Centro Interpretativo de Tresminas, com 70 páginas escritas em português e espanhol, que foi coordenado Javier Sanchez Palencia.

Será ainda apresentado o documentário "O Ouro de Tresminas", que conquistou o primeiro prémio no Festival de Cine Arqueológico de Castilla y León.

Depois, em novembro, decorrerá uma apresentação da parceria entre Tresminas e "Las Médulas" no âmbito da Bienal de Restauro e Gestão do Património, em Valladolid.
Lusa



PARTILHAR:

Chaves candidata-se a 800 mil euros da Europa para fazer museu

"Orçamento mostra Governo focado na sobrevivência política"