Três pessoas morreram hoje na sequência de um incêndio numa habitação em Sabrosa, no distrito de Vila Real, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

“O incêndio na habitação situada no centro da localidade causou três vítimas mortais, duas do sexo feminino e uma do masculino. Temos também a informação de que duas pessoas conseguiram sair a tempo da casa e não temos indicação de que terão sofrido ferimentos”, disse a mesma fonte do CDOS de Vila Real, acrescentando desconhecer para já mais pormenores.

O alerta para o incêndio foi dado às 05:03.

Às 06:30 estavam no local 23 operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Sabrosa, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com o apoio de 11 veículos.

 

Atualização

Pais e filha são as vítimas mortais do incêndio numa casa em Sabrosa

 As três pessoas que morreram hoje na sequência de um incêndio numa habitação em Sabrosa são um casal de 74 anos e de 80 anos e a filha de 56, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, afirmou ainda que dois jovens, de 16 e 20 anos, conseguiram sair ilesos da habitação, localizada no centro da vila de Sabrosa, no distrito de Vila Real.

O responsável explicou que quando os operacionais chegaram ao local a casa, que descreveu como sendo velha e com muito combustível disponível, já estava completamente tomada pelas chamas.

“Foi muito difícil entrar, estava uma temperatura enorme, muito fumo e tivemos que proceder a manobras de ventilação para criar condições para conseguirmos entrar, mas de nada adiantou”, referiu.

José Barros disse que se suspeita que as três vítimas terão morrido devido à inalação de fumos e que foram encontradas num mesmo quarto, sendo elas a filha de 56 anos, a mãe desta de 74 anos e o pai de 80 anos.

O incêndio que, segundo o responsável, começou num dos quartos da habitação, vai ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, que foi chamada ao local.

O comandante referiu que as suspeitas sobre a origem do incêndio recaem sobre um “qualquer sistema de aquecimento”.

“A combustão foi muito violenta e não conseguimos perceber exatamente o que é que foi, mas provavelmente uma braseira”, apontou.

O alerta para o fogo foi dado às 05:03 e para o local foram mobilizados 15 bombeiros com sete viaturas, a GNR com quatro militares e duas viaturas, o INEM com uma viaturas e dois homens.

No local esteve também a Proteção Civil Municipal de Sabrosa que está a dar apoio psicológico aos jovens que conseguiram sair a habitação, e que são filhos da vítima de 56 anos, e ainda a outros familiares que, entretanto, se deslocaram ao local.

 

Atualização

Proteção Civil de Sabrosa prepara realojamento de jovens após incêndio numa casa

 Proteção Civil Municipal de Sabrosa está a preparar o realojamento dos dois jovens que conseguiram sair ilesos da casa onde um incêndio provocou hoje a morte à sua mãe e avós, segundo o vereador responsável.

O vereador da Proteção Civil de Sabrosa, António Araújo, disse à agência Lusa que os serviços municipais fizeram o acompanhamento da situação desde o início, nomeadamente dos dois jovens de 16 e 20 anos que conseguiram sair da habitação e que deram o alerta para o incêndio.

O responsável contou que os dois jovens relataram que saíram da casa por uma janela.

Dentro da habitação foram encontradas três vítimas mortais, designadamente a mãe dos dois rapazes, com 56 anos, e os seus avós, de 74 e 80 anos.

“Acionámos logo os serviços de ação social, que compareceram no local para dar apoio psicológico a esses jovens e outros familiares, que entretanto chegaram”, referiu António Araújo.

Segundo o responsável foram mobilizados psicólogos da autarquia, também do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ainda elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

“Estamos neste momento a preparar o realojamento do menor e do irmão e a fazer o acompanhamento de todos os familiares diretos. Esta família está toda destroçada”, frisou o responsável.

A Proteção Civil, de acordo com o vereador, está a avaliar soluções para o realojamento dos jovens.

As causas do incêndio vão ser investigadas pela Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real, que foi chamada ao local.

“As autoridades estão a investigar. De acordo com as informações que fomos recolhendo no local, suspeita-se que a origem do incêndio se deverá a um sistema de aquecimento, não se sabe bem qual”, referiu António Araújo.

Com a chegada do tempo frio e da necessidade de aquecimento das casas, o vereador apelou às pessoas para um “cuidado extremo”, principalmente em casas mais antigas e onde haja mais material combustível e no uso de sistema de aquecimento que possam produzir dióxido de carbono e gases tóxicos e que possam provocar incêndios.

“Fazemos um apelo às pessoas para terem um cuidado extremo. O frio chegou em força, as pessoas precisam de se aquecer, mas é preciso ter um cuidado extremo e fazemos um apelo às pessoas para que esse cuidado seja constante”, frisou António Araújo.

O alerta para o incêndio na casa, localizada no centro da vila de Sabrosa, foi dado pelas 05:00 e para o local foram mobilizados os bmbeiros, GNR, PJ, INEM e elementos da Proteção Civil.

Foto: DR, RDN



PARTILHAR:

Eólicas em Mirandela fora de sítios classificados ou em vias de o serem, diz tutela

Sete Trilhos Algarvios Que Provavelmente Não Conhece