O projecto de investimento da Cooperativa Agrícola de Carrazeda de Ansiães com vista à construção de um lagar de azeite terá dado entrada no ministério da tutela em Março de 1998, mas a partir daí têm-se alternado as "delongas burocráticas e desesperantes" e "os esforços desenvolvidos pelos dirigentes da cooperativa" no sentido da sua concretização. Estas expressões integram o requerimento que o deputado do PCP, Agostinho Lopes, apresentou na Assembleia da República depois dos responsáveis pela cooperativa se terem dirigido aos grupos parlamentares reclamando o atraso do apoio já prometido várias vezes.

O deputado avança argumentos como o alegado empenho do Governo na defesa da produção de azeite, a "extraordinária qualidade" do azeite nesta região e "o impacte do investimento" no desenvolvimento local, para justificar duas questões: as razões da demora na aprovação do projecto, e por que não tem este projecto prioridade em relação a projectos de empresas privadas.

Segundo nos confirmou o gerente da cooperativa de Carrazeda, pelo menos um projecto privado já passou à frente do seu. Apesar de ter entrado depois, "já foi aprovado, não sei porquê", desabafa Virgílio Borges que afirma já ter ido de propósito falar com o secretário de Estado a Lisboa. Do ministério, diz o gerente da cooperativa, sempre lhe disseram "que não faltava uma única vírgula" ao projecto, e "prometeram-lhe tudo". Garantiram que iria ser aprovado até ao final de 1999, depois até ao final de 2000. Entretanto, pediram a reformulação do projecto, que foi (re)entregue a 31 de Outubro de 2000. Mas até agora nenhuma notícia chegou do Terreiro do Paço.

O lagar que a cooperativa projectou teria sido o primeiro lagar ecológico (equipado para fazer o tratamento dos próprios resíduos) de um concelho "riquíssimo em azeite", se o outro não lhe tivesse passado à frente, alega Virgílio Borges.

Com capacidade para a transformação de 50 toneladas de azeitona por dia, o lagar serviria os cerca de 300 produtores associados da cooperativa, que assim têm que recorrer a lagares de fora do concelho.



PARTILHAR:

Nova época em perspectiva

Um dos mais ambiciosos projecto da comunidade portuguesa