A transformação digital é um processo em andamento e não há forma de parar a evolução tecnológica. Um dos maiores medos que paira na mudança da sociedade é a “perda” de empregos ou de atividades mais tradicionais.

Longe destes temas podemos ver o lado positivo do avanço tecnológico no setor do entretenimento. A começar pela revolução na forma de consumir filmes, séries e música, que com as plataformas de streaming foram completamente alteradas.

No campo dos jogos eletrónicos as mudanças também existem. No que se refere às consolas e PCs pouco mudou na estrutura, mudaram sim as formas, com os videojogos a ficarem cada vez mais realistas e a interação com o online a ganhar um peso maior a cada novo lançamento. E abriram-se portas para a criação de videojogos independentes, criados por pequenos estúdios, graças às novas facilidades tecnológicas.

Por outro lado, a expansão da indústria gaming trouxe ao digital alguns jogos clássicos, que nasceram e triunfaram muito antes da internet existir. Por mais contraditório que possa parecer, o crescimento do mercado fortaleceu o género dos jogos tradicionais, em especial, as modalidades praticadas com cartas.

A seguir, listamos e comentamos algumas das modalidades mais tradicionais e como estas ganham cada vez mais praticantes.

Blackjack

Este clássico jogo de cartas ganhou a sua fama nos salões dos casinos. No entanto, a notoriedade fez com que as barreiras físicas fossem rompidas e a modalidade ganhasse a internet e, de rajada, também o cinema, com diversos filmes com referências ao jogo.

No mundo online, o blackjack encontrou nas plataformas especializadas uma base sólida para a expansão digital. Nestes sites, que também oferecem aplicações para o telemóvel, a modalidade é oferecida num ambiente seguro e regulamentado, além de apresentar diversas variantes do clássico, tudo para conquistar os amantes do jogo. Não obstante, independente do modo de jogo, o objetivo continua o mesmo: alcançar os 21 pontos e vencer o dealer.

O blackjack é reconhecido por ser um jogo que exige dos seus praticantes diversas habilidades mentais. Entre as mais requisitadas estão a capacidade de calcular probabilidades, analisar cenários rapidamente e controlo das emoções, afinal, em diversas situações, aguentar as cartas na mão e obrigar o dealer a fazer movimentos arriscados é a melhor estratégia.

UNO

Um jogo de cartas capaz de abalar as amizades mais sinceras, colocar em lados opostos pais e filhos. Este é um dos passatempos mais divertidos, ainda que por vezes irritante, quando o assunto são os jogos de cartas.

Se antes o desafio era vencer amigos e familiares, no mundo online, o UNO abriu as portas para a disputa contra jogadores de todos os cantos do mundo. Diversos sites especializados oferecem partidas rápidas contra outros jogadores online.

Um grande trunfo do UNO na era do digital é a sua aplicação para telemóvel, disponível para dispositivos iOs e Android, além de também contar com versões para Nintendo, Playstation e Xbox. Com esta versatilidade de plataformas o jogo consegue alcançar todos de forma fácil e direta.


Solitário

Aqueles que acompanharam de perto a popularização dos computadores pessoais, atualmente PCs, conhecem muito bem a curta lista de jogos que ofereciam os primeiros dispositivos. Entre eles estava o solitário, um simples jogo de cartas, que tinha nas suas intenções mais do que apenas o divertimento.

Os engenheiros da Microsoft, responsável pelo sistema operativo Windows, apostavam que o inocente jogo de cartas ajudaria os utilizadores a aprender a controlar o rato. Afinal, o teclado nada mais era do que uma versão suave das antigas máquinas de escrever.

Ainda que o seu propósito inicial tenha sido o de ensinar, o solitário acabou por agradar os utilizadores e mantém-se em voga no mundo dos jogos digitais. A própria Microsoft continua a lançar novas versões do jogo, além de apostar por variantes temáticas para atrair novos praticantes, mas sem deixar de lado a versão clássica.

Com efeito, ao contrário do esperado, os avanços tecnológicos abriram uma nova porta para os jogos de cartas tradicionais. As facilidades que as ferramentas digitais oferecem colaboraram para trazer ao virtual a diversão que conquistou o público no “mundo real”. Apoiados nas novas tecnologias, estes clássicos dão as cartas também no mundo online.




PARTILHAR:

Grupo de trabalho estuda com Governo gestão da água nas Terras de Trás-os-Montes

Radares da PSP. É aqui que vão estar em abril de 2023