O surto detetado a 17 de janeiro no lar de idosos dos Cerejais, em Alfândega da Fé, está sanado, com um balanço de 50 casos positivos e sete óbitos entre os utentes, informou hoje a instituição.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochoa esclarece, em comunicado, que, “com o apoio das autoridades de Saúde Pública, Segurança Social e município, os responsáveis por esta Instituição católica envidaram todos os esforços para debelar o surto de infeção” por SARS-coV-2.

Esta instituição do distrito de Bragança lamenta a perda de sete utentes, com idades entre os 70 e os 95, entre os 31 dos 40 contagiados pelo novo coronavírus que atingiu também 19 dos 40 funcionários.

A Fundação sublinha que os óbitos ocorreram entre utentes “que padeciam já de outras enfermidades”.

No comunicada explica ainda que os colaboradores encontraram-se sempre assintomáticos e permaneceram na própria Instituição.

“Aos utentes foram garantidos os cuidados médicos e às suas famílias foi feita uma atualização regular da sua situação integral”, acrescenta.

O surto surgiu depois de ter sido administrada a primeira dose da vacina covid-19 e foi detetado quando a direção decidiu testar os utentes e colaboradores, tendo em conta o número crescente de infetados com covid-19 na comunidade em geral.

O número de casos positivos no concelho de Alfândega da Fé desceu nos últimos dias, de acordo com dados divulgados diariamente pela Câmara Municipal.

O último, publicado na segunda-feira, dava conta de 96 casos ativos, entre um total de 506 infeções confirmadas e 20 óbitos associados à covid-19, desde o início da pandemia.

HFI // MSP Lusa



PARTILHAR:

Tribunal de Bragança começa a julgar 7 acusados do homicídio de Giovani Rodrigues

Derrocada corta estradas no Pinhão