A Academia do Bacalhau de Joanesburgo, onde há 35 anos se lançou uma tertúlia de bem-fazer actualmente estendida aos cinco continentes, recebeu a Placa de Mérito das Comunidades em reconhecimento da solidariedade que presta a portugueses em dificuldades.

A distinção foi atribuída sábado pelo secretário de Estado das Comunidades, durante um jantar organizado pela Academia num restaurante de Joanesburgo, onde José Cesário chegou directamente de Durban, após se ter encontrado de manhã com o rei zulu Goodwill Zwelithini, monarca da maior etnia sul-africana.

Durante um evento que teve um momento bem-humorado, quando uma cantora negra pôs a audiência portuguesa a bater palmas ao ritmo da música "Viva la Espanha", José Cesário impôs ainda a Comenda da Ordem do Mérito ao empresário Rudy Gallego e as medalhas de Mérito das Comunidades a Dinis Adrião (um luso-sul- africano que é porta-voz da polícia sul-africana) e ao padre Miguel Lemos.

O secretário de Estado anunciou, na ocasião, que o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Martins da Cruz deverá ir, ainda este ano, à África do Sul, "para manter contactos com as autoridades locais, em diferentes domínios", visando o reforço das boas relações entre os dois países.

Adiantou que na altura deverão ser assinados diversos acordos, nomeadamente um protocolo relativo à dupla-tributação, cuja negociação se arrastava há vários anos e foi agora finalmente concluída com sucesso.

Notando que está é a quarta vez que se desloca à África do Sul para contactos com a comunidade portuguesa, nos 16 meses em que exerce funções governativas, defendeu "a importância de se reforçar a organização das nossas comunidades, de se superar as distâncias, olhando-nos olhos nos olhos".

Frisou depois que o Consulado Geral de Joanesburgo será, "dentro de dois ou três meses", um dos cinco que a nível mundial e numa primeira fase, poderá poder passar a emitir em poucos dias bilhetes de identidade, um processo que até agora chega a demorar um ano.

Presente no jantar, o antigo deputado social-democrata pelo círculo da emigração, Luís Geraldes, lançou o repto de Portugal passar a inscrever uma verba no Orçamento do Estado para apoio a organizações de solidariedade social das comunidades, para que estas deixem de andar de "corda ao pescoço", dependentes das dádivas privadas.

O programa da visita incluiu hoje de manhã um encontro de José Cesário com os conselheiros da Comunidade antes de seguir para Pretória, onde visitou o Clube Sport Marítimo e participou num almoço comemorativo do 38º aniversário da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória (ACPP).

Instalações onde procedeu ainda à imposição da Comenda da Ordem do Mérito a Salvador Pereira e Fernanda Lavarinhas e as medalhas da Ordem de Mérito a Vanessa Carreira (que ao contrário do previsto não a pôde receber na véspera), Vicente Dias, Mário Ferreira e ao Frei Gilberto Teixeira.

Já no início da noite, José Cesário irá inaugurar, em Joanesburgo, uma exposição invocativa dos 20 anos da carreira artística do escultor Orlando de Almeida, a quem entregará a medalha de Mérito das Comunidades portuguesas.

O programa de hoje encerra com um jantar-debate, onde José Cesário estará a convite da Federação das Associações Portuguesas da África do Sul e da Federação de Folclore português neste país, ocasião em que será ainda entregue a medalha de mérito ao empresário Manuel Barbosa Ribeiro "Braga".



PARTILHAR:

Parque Natureza do Azibo

Dragões Sandinenses 2 - Bragança 0