A Câmara Municipal de Murça foi distinguida pela Microsoft Portugal e pela Universidade do Minho, com o 1.º lugar no ranking global do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais, numa sessão presidida pelo Secretario de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. A cerimónia de entrega de prémios e a divulgação dos resultados decorreu, hoje, 5 de maio, na sede da Microsoft Portugal, no Parque das Nações em Lisboa.

A Câmara Municipal fez-se representar nesta cerimónia pela a vereadora da Modernização Administrativa, Ana Paula Cruz, que recebeu o troféu, após a apresentação pública dos resultados do estudo efetuado pelo Gávea – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho.

O estudo agora divulgado refere-se ao ano de 2016, com dados recolhidos no último trimestre desse mesmo ano, de acordo com informação disponibilizada pelo Gávea, e tem por base a análise de quatro critérios: conteúdos (tipo e atualização); acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online e participação, a partir da observação direta dos websites dos 308 municípios portugueses.

A Câmara Municipal de Murça é apontada como um exemplo a nível nacional, visto que nos últimos quatro anos passou de último classificado a líder de categoria, um trajeto fruto de muito trabalho.

No que se refere ao critério Conteúdo (tipo e atualidade) foi analisada a informação disponibilizada pela autarquia relacionada com a constituição da câmara, contactos, horários, entre outros; a informação do município relacionada com a história, geografia, cultura, turismo; a informação de gestão da autarquia, no que se refere à publicação do plano de atividades, planos plurianuais de investimento, relatórios e contas, taxas municipais; informação sobre os serviços municipais, instrumentos de gestão territorial, outras informações como avisos, legislação, entre outros.

O critério Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de utilização assentou nos seguintes indicadores: conformidade com browsers, acesso a partir de canais móveis, mapa do site, links nas restantes páginas, modernidade do site e línguas utilizadas.

Na categoria Serviços Online foi analisado o nível de sofisticação do serviço no que respeita ao download de formulários, preenchimento e submissão de formulários online, monitorização da execução de serviço e pagamento online do serviço.

Para o critério Participação Pública foram identificados os seguintes indicadores: canais de contacto diretos para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários/sugestões, espaço web1.0 para discussão e auscultação de opinião, presença nas redes sociais e contexto específico de participação.

A vereadora Ana Paula Cruz, titular do pelouro da Modernização Administrativa, congratulou-se com o resultado obtido "pois este dá-nos mais força e confiança, estamos no caminho certo e dentro em breve outros serviços vão completar e complementar o bom site autárquico de que o Município de Murça dispõe".

Esta foi a 9.ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais publicado pela Universidade do Minho com o apoio da Microsoft Portugal. Desde 1999 que o Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação tem efetuado estudos intitulados “Avaliação da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas” que visam avaliar os sítios internet das câmaras portuguesas quanto à informação disponibilizada e grau de atualização, facilidade de pesquisa de informação, cumprimento das disposições legais relativas ao conteúdo publicado e forma de apresentação.

O estudo sobre o Ipic - Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais pode ser consultado em http://gavea.dsi.uminho.pt

http://www.cm-murca.pt/



PARTILHAR:

Vandalizar figuras do Côa é como "rasgar a Gioconda"

Ministro anuncia novo acelerador linear para hospital de Vila Real