A vila de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, viu concluída a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que resulta de um investimento de um milhão de euros financiados por fundos europeus, foi hoje anunciado.

"Trata-se de um projeto cofinanciado em 85% por fundos da União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e que vem, agora, servir a população de Sendim com uma nova ETAR que há muito tempo era ambicionada pela população", indicou o presidente da câmara, Artur Nunes.

O autarca lembrou que a ETAR já se encontra a operar há algum tempo, "mas foi necessário fazer alguns ajustes técnicos para permitir uma maior eficácia do novo equipamento, no tratamento de águas residuais em área protegida ".

Com este investimento de um milhão de euros, a ETAR pretende ajudar a resolver os problemas ambientais da localidade que está inserida em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), principalmente nos cursos de água que vão desaguar ao rio Douro.

O autarca disse que "este novo equipamento era ambicionado há mais de duas décadas e reclamado pela população de Sendim".

No local onde se encontra o novo equipamento estava uma outra ETAR, só que "estava obsoleta e não funcionava, criando constrangimentos ambientais", explicou Artur Nunes, acrescentando que este problema se arrastou "durante muitos anos".

"Está finalmente resolvido um problema através de um equipamento que cumpre toda a legislação em vigor em matéria ambiental", indicou.

Segundo Artur Nunes, "a ligação ambiental do meio urbano da vila de Sendim com o meio ambiental do PNDI também foi uma decisão que teve de ser tomada em conta para evitar a possível contaminação de ribeira e riachos que vão desaguar ao rio Douro".

Também o presidente da União de Freguesia de Sendim e Atenor, Aquilino Ginjo, disse que a nova ETAR traz ao território melhor qualidade de vida à população e aos visitantes, principalmente, em matéria ambiental.

"A partir de agora vamos ter as ribeiras que atravessam o território de Sendim mais limpas e um ecossistema mais sustentável", sublinhou.

O investimento consistiu na construção praticamente de raiz de uma nova ETAR "para o aglomerado de Sendim, que ultrapassa o milhar de habitantes".

A nova ETAR de Sendim vai permitir "a redução de consumo energético, apresentando um contributo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (associados ao consumo de energia), garantindo um aumento da melhoria da qualidade da descarga das águas residuais em área protegida".



PARTILHAR:

Alfândega da Fé entregou primeiras candidaturas para reabilitação de habitações

Projeto "Músicas da Raia" no 30.º aniversário do Interreg em Bruxelas