Decorreu no auditório municipal o seminário Valorização do Fumeiro de Montalegre, no âmbito do projeto "Cooperar para competir e desenvolver" que está a ser desenvolvido pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. O projeto da Casa do Presunto, a comunicação e comercialização do fumeiro ao longo do ano - contribuindo para a promoção da competitividade e sustentabilidade da fileira e do território - foram alguns dos assuntos que mereceram destaque.

O projeto Fumeiro de Montalegre - Cooperar para Competir e Desenvolver, promovido pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020 e estará em curso, até julho deste ano, no município de Montalegre. Tem por objetivo, sumariamente, capacitar e dinamizar a fileira do fumeiro de Montalegre, com vista a criar um ambiente profícuo de coopetição (cooperação/competição) entre os diferentes agentes que contribua para a promoção da competitividade e sustentabilidade da fileira e do território. Tem, ainda, como missão, contribuir para a melhoria contínua dos processos de produção e comercialização das empresas da fileira do fumeiro de Montalegre; melhorar a capacidade de organização da fileira e a sua sustentabilidade; sensibilizar o tecido empresarial para a importância da cooperação empresarial e das suas vantagens; atrair investidores, particularmente os jovens, para a criação de novas empresas na fileira do fumeiro; reforçar a confiança dos consumidores no fumeiro de Montalegre e contribuir para a promoção e valorização do fumeiro de Montalegre.

AÇÕES

Ação 1: Plano estratégico para a competitividade inteligente da fileira do fumeiro de Montalegre.
Ação 2: Promover a cooperação e a coopetição empresarial através da realização de encontros trimestrais de produtores, organização de visitas de estudo para a recolha de boas práticas e ações de capacitação dos produtores.
Ação 3: Estimular o rejuvenescimento da fileira do fumeiro de Montalegre através da sucessão geracional.
Ação 4: Organizar ações de sensibilização dos produtores para a qualidade do fumeiro de Montalegre valorizando a origem e o modo de produção/fabrico.
Ação 5: Sensibilizar e informar o consumidor para o consumo do fumeiro e promover o fumeiro de Montalegre no mercado.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Centro Cultural será palco de jovens talentos

Localização dos radares da PSP para o mês de junho