A Câmara de Santa Marta de Penaguião está a distribuir máscaras à população com mais de 65 anos e permite aos restaurantes a colocação de esplanadas, gratuitamente, para aumentar a capacidade de atendimento e minorar os prejuízos.

O município do distrito de Vila Real lançou o programa “Santa Marta de Penaguião - um concelho seguro” que inclui as campanhas “Comércio Seguro” e “Um penaguiense uma máscara", que são dirigidas aos comerciantes e população e visam lutar contra a covid-19.

“O objetivo é que o concelho mantenha o risco de contágio baixo e proteger os grupos de risco”, afirmou à agência Lusa o presidente da autarquia, Luís Machado.

O autarca especificou que hoje começam a ser distribuídas duas máscaras comunitárias certificadas a todos os residentes no concelho com mais de 65 anos, uma medida que vai abranger cerca de 1.600 pessoas.

Serão também enviados, pelo correio, ‘flyers’ para todas as casas com informações sobre os comportamentos a adotar enquanto cliente ou proprietário de estabelecimentos comerciais, como o uso o obrigatório de máscara em cada saída à rua, a higienização constante das mãos, a criação de circuitos nas lojas para evitar cruzamentos ou fazer marcações para cabeleireiros e barbeiros.

Para ajudar a manter o distanciamento, a autarquia pintou pés amarelos pelos passeios da vila, com a palavra “aguarde” escrita, para que as pessoas tenham noção das distâncias e as respeitem enquanto aguardam a entrada nas lojas.

Depois dos estabelecimentos do comércio tradicional, agora são os cafés e restaurantes que se preparam para reabrir na segunda-feira e, para os ajudar, o município disponibilizou a todos os comerciantes destes dois ramos a colocação de esplanadas, com isenção do pagamento da taxa de ocupação da via pública durante o ano de 2020.

O objetivo é aumentar a capacidade dos estabelecimentos, reduzida para cumprimento do obrigatório distanciamento entre mesas, e colmatar a perda de rendimentos depois de dois meses fechados.

“Os proprietários dos cafés e restaurantes do concelho de Santa Marta de Penaguião, tendo única e exclusivamente a obrigação de marcar o espaço e salvaguardar a segurança, poderão ocupar jardins, espaços de estacionamento, e outros locais próximos e no exterior, dos seus estabelecimentos, por forma a garantirem um maior número de clientes e recuperar algum ganho”, disse Luís Machado.

Para incentivar a ida aos restaurantes locais, o executivo municipal e os presidentes das juntas do concelho vão almoçar na segunda-feira nestes estabelecimentos, dispersando-se entre todos eles.

“É um convite às pessoas para reativarem a vida nesta nova normalidade”, salientou o autarca.

A autarquia vai ainda assumir os custos que os comerciantes tiverem para a apresentação das candidaturas aos apoios governamentais.

O objetivo da campanha é “ganhar o mês de maio” para “construir um junho melhor para todos”.

Promovida pelo município, a iniciava tem como parceiros as juntas de freguesia, Ministério da Saúde, centro de saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPPS), agrupamento de escolas, associações de bombeiros do concelho, GNR, associações culturais, desportivas e sociais, Proteção Civil e banco de voluntários.

Foto: TVI



PARTILHAR:

Camião itinerante leva música à porta dos moradores de Mesão Frio

Distrito de Bragança reforça diapositivo de combate a incêndios rurais