A Câmara de Santa Marta de Penaguião concedeu 1,7 milhões de euros, desde 2013, em apoios às famílias do concelho, divididos por programas como as bolsas de estudo, medicamentos ou recuperação de habitação degradada.

O presidente Luís Machado disse hoje que, desde que assumiu a presidência da autarquia duriense, em 2013, já foram atribuídos 1,7 milhões de euros em apoios sociais às famílias mais carenciadas do concelho.

O autarca explicou que os apoios financeiros estão dispersos por vários programas como a recuperação de habitação degrada, as bolsas de estudo aos estudantes no ensino superior, o "viver com conforto" que ajuda na aquisição de fraldas, o apoio à aquisição de medicamentos e os protocolos com o centro de emprego.

A câmara entregou hoje as bolsas de estudo a 65 alunos que frequentam o ensino superior público e cujo agregado familiar tenha residência no concelho.

As bolsas têm um valor individual de 500 euros cada, num investimento global de 32.500 euros.

Luís Machado salientou que o objetivo deste programa é "eliminar ou pelo menos minorar as desigualdades económicas e sociais, que muitas vezes se tornam reais impeditivos na prossecução dos seus estudos".

Entre os beneficiários estão incluídos sete bombeiros voluntários, no que representa um incentivo por parte da autarquia ao voluntariado.

Em breve, segundo o autarca, estarão concluídas as obras de beneficiação de 58 casas de famílias carenciadas, num investimento de 167 mil euros.

O objetivo deste executivo é, frisou, acabar com a habitação degradada neste concelho do Douro.



PARTILHAR:

Freixo de Espada à Cinta revive tradição quaresmal dos "Sete Passos"

Douro acolhe em agosto festival de música com cartaz 100% português