A Câmara de Santa Marta de Penaguião criou um programa extraordinário no valor de 150 mil euros para apoio e incentivo às empresas do concelho afetadas pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o município.

A câmara do distrito de Vila Real disse, em comunicado, que decidiu avançar “com um programa de apoio a empresas sediadas no concelho para ajudar a mitigar as dificuldades económicas tidas ao longo desta pandemia”.

“Dado que a crise económica permanece e parece ter tendência a acentuar os seus efeitos, designadamente a nível do comércio, da restauração, do alojamento e pequenos serviços, e em particular sobre aquelas empresas que mais têm sofrido com as medidas de confinamento impostas pelo Governo, surge agora o programa extraordinário de apoio e incentivo ao comércio local", referiu a autarquia liderada por Luís Machado.

A medida quer igualmente "apoiar e reconhecer o trabalho de todos os agentes que estão na linha da frente no combate à covid-19”, sendo que, para o efeito, lhes vão ser distribuídos vales que devem ser "gastos equitativamente no concelho”.

Os apoios concedidos “não poderão cumulativamente ultrapassar o valor máximo de 800 euros por cada beneficiário”.

O programa pretende, segundo a câmara, “intervir e aliviar” em várias despesas que os empresários possuem, tais como rendas, Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), Taxa Social Única (TSU), taxa de compensação por encerramento, isenção nas taxas anuais de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos”.

“Com estas medidas será fomentada a economia de proximidade, com foco na sustentabilidade das empresas mais afetadas pela crise pandémica, bem como a manutenção dos postos de trabalho”, salientou o município.

A câmara apontou ainda outras medidas adotadas ao longo de 2020 ao nível da isenção das taxas das esplanadas, suspensão do pagamento das rendas nos estabelecimentos arrendados ao município e distribuição de equipamentos de proteção individual às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e aos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

De acordo com dados divulgados pela autarquia, o concelho tem 15 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, contabilizando 468 recuperados desde o início da pandemia.



PARTILHAR:

Sabrosa investe 1,5ME na construção de um mercado dos produtos durienses

Covid-19: Câmara de Bragança instala centro de vacinação