O municipio  de Sabrosa deu o pontapé de saída nas comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, de Fernão e Magalhães com um seminário Internacional sobre Metodologias, Abordagens e Práticas de Inventário do Património Cultural, Material e Imaterial Associado à Rota de Magalhães, neste fim-de-semana, 16 e 17 de fevereiro no auditório Municipal de Sabrosa.

O evento abriu com uma sessão solene com a presença do Presidente do município de Sabrosa, Domingos Carvas, que destacou a importância deste evento para "cimentar a posição de Sabrosa enquanto elemento preponderante deste grande projeto à escala global, e que possa também acrescentar novo conhecimento em torno desta temática, assim como para marcar o início das comemorações locais e regionais do V Centenário da viagem de circum-navegação, e em que todos nós temos enormes responsabilidades".

Contou ainda com a presença de José Marques, Presidente da Estrutura de Missão paras as comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo português Fernão de Magalhães, e com Artur Cristóvão, Vice-Reitor para a área do Planeamento e Internacionalização da UTAD. 

O Dr. José Marques apresentou a logomarca das Comemorações e um vídeo feito pela NASA em homenagem de Fernão de Magalhães, e na sua intrépida aventura pelos sete mares que ele transformou só num, o “Mar de Magalhães”.

O evento prosseguiu com a palestra do Antropólogo e Historiador espanhol José Manuel Nuñez de la Fuente, subordinada ao tema "O Valor Universal da Rota de Magalhães",  que teve oportunidade de explicar como está a decorrer a candidatura de Rota de Magalhães a património Imaterial de Humanidade. 

EJá no período da tarde foi apresentado o novo Espumante Doc Douro Bruto Fernão de Magalhães, da Adega Cooperativa de Sabrosa, simbolicamente na Exposição Permanente Fernão de Magalhães.

À noite, atuou no auditório municipal de Sabrosa Luísa Amaro, que apresentou o seu mais recente álbum "Mar de Magalhães".

Já no domingo, 17 de fevereiro, o programa iniciou de tarde, com a tertúlia "1.ª Viagem de Circum-navegação: novos mundos ao mundo", com Gonçalo Cadilhe, autor do livro "Nos Passos de Magalhães", Juan Marchena Fernandez, Professor catedrático da Universidade Pablo Olavide de Sevilha, e Alexandre Parafita, Escritor e etnólogo.

O Seminário Internacional encerrou com um concerto pelo Octeto de Sopros da Banda da Armada, ao qual se seguiu um Porto de Honra a todos os presentes. 
Esta ação enquadrou-se no projeto “Os locais e culturas da Primeira Viagem de Magalhães” do qual a Câmara Municipal de Sabrosa é a entidade promotora.

No âmbito das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação, a Câmara de Sabrosa tem previstas outras iniciativas, a destacar já no carnaval, em que o cortejo será alusivo à viagem de Magalhães, uma iniciativa que está a ser preparada em conjunto com o agrupamento de escolas.

No Festival Literário do Douro (FLiD) 2019 , os autores convidados serão provenientes das cidades tocadas pela viagem de Fernão de Magalhães.

Ao longo do ano, será também apresentada uma peça de teatro sobre o feito magalhânico.

No Sabrosa Summer Fest, que decorre entre agosto e setembro, a autarquia também se associa às comemorações e será ainda lançado merchandising, bem como colocados múpis (mobiliário urbano para informação) e bandeiras alusivos aos 500 anos.

E, em setembro, será inaugurada uma exposição internacional que vai ampliar o centro interpretativo e que vai retratar as culturas e saberes dos territórios tocados na viagem de circum-navegação.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Produção de azeitona para azeite deve registar quebra de 20%

Caretos de Podence, no festival europeu de Máscaras na Suíça