A Feira das Castanha RuralCastanea de Vinhais, no distrito de Bragança, regressa no primeiro fim de semana de novembro e marca a retoma dos certames nas Terras de Trás-os-Montes depois das restrições impostas pela pandemia covid-19.

Entre 05 e 07 de novembro, o pavilhão municipal volta a encher-se com 75 expositores a que se juntam mais 90 no exterior, numa feira que há 16 anos promove o mais importante produto económico do concelho de Vinhais, um dos maiores produtores nacionais de castanha.

Depois de em 2020, a promoção e venda terem sido feitas online, este ano o concelho espera a enchente de gente que costumava visitar a feira no modelo presencial, que é retomado sem restrições na lotação, mas ainda com medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscara.

O programa foi apresentado hoje com o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, a realçar a importância do regresso do certame, “não só para o concelho, mas para a região por ser também “um sinal de que, felizmente, as coisas estão a melhorar”, e “da retoma da economia”.

Não há grandes novidades em relação às feiras anteriores, já que a aposta continua a ser na promoção da castanha e nas atividades paralelas durante os três dias da feira, que é também o espaço de outros produtos das colheitas de outono, como o mel, vinho ou cogumelos.

Todos estes produtos vão estar em destaque nas jornadas técnicas que juntam á promoção e venda a informação as produtores e a evolução da investigação nos diferentes setores.

A feira tem também atividades paralelas como a tradicional montaria ao javali, concursos, gastronomia com o envolvimento dos restaurantes do concelho e demonstrações de culinária à base dos produtos em destaque.

O certame é organizado pelo município e pela associação florestal Arbórea e terá mais um ano como atrativo o maior assador de castanhas do mundo, que garantirá magusto aos visitantes, que chegam de várias zonas do país e da vizinha Espanha.

O município investe entre “70 a 80 mil euros” nesta iniciativa com o autarca local a sublinhar que prefere fazer este investimento do que os 40 mil euros que o município despendeu para instalar o centro de vacinação contra a covid-19, que funcionou no mesmo pavilhão onde decorrerá a feira da castanha.

O concelho de Vinhais colhe cerca de oito mil toneladas de castanha e, num ano bom fatura entre 12 a 15 milhões de euros, sendo que uma faturação anual abaixo dos dez milhões de euros é considerada “um mau ano”.

Neste concelho há dois mil produtores com realidades distintas, alguns a faturaram 500 euros e outros entre cem a 150 mil euros por campanha, todavia a castanha é a principal fonte de rendimento deste concelho com menos de oito mil habitantes.



PARTILHAR:

Aumentos “brutais” podem acelerar abandono de vinhas no Douro

Lançamento de dois livros de Teresa Ferreira