O município de Ribeira de Pena está a aplicar cerca de meio milhão de euros na reconstrução de um edifício destinado a alojamento urgente para um máximo de 10 pessoas vítimas de incêndios, catástrofes ou violência doméstica.

“A reabilitação deste espaço demonstra o nosso compromisso em encontrar soluções práticas para desafios sociais urgentes. Este alojamento emergencial será vital para aqueles que se encontram em situações de risco iminente de ficar sem habitação, seja devido a catástrofes, situações de violência doméstica ou outras circunstâncias excecionais” afirma hoje, citado em comunicado, João Noronha, presidente da Câmara de Ribeira de Pena.

O projeto visa a requalificação do edifício da antiga sede dos escuteiros, em Cerva, concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, tem financiamento no âmbito do Plano Recuperação e Resiliência (PRR) e é destinado ao programa Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.

O investimento previsto é de 560 mil euros e pretende proporcionar abrigo para aqueles que se encontram em situações vulneráveis.

“Estamos determinados em continuar a trabalhar para enfrentar os desafios sociais com soluções inovadoras e centradas nas necessidades da nossa comunidade”, realçou João Noronha.

O edifício vai ficar com capacidade para acolher até um máximo de 10 pessoas que necessitem de alojamento urgente e temporário.

O município explica, no comunicado, que a falta de estruturas capazes de responder a necessidades urgentes de alojamento é particularmente evidente em situações como catástrofes naturais, incêndios, pandemias, casos de violência doméstica e situações de desalojamento devido à precariedade e insegurança extrema do local de residência.

Reforça ainda que “o espaço será especialmente destinado a eventos imprevisíveis ou excecionais, oferecendo um refúgio temporário para pessoas em risco iminente de ficar sem habitação”.

Este programa de alojamento urgente disponibilizará acomodações variadas para atender às diferentes necessidades dos beneficiários, nomeadamente quartos com casa de banho privativa, outros quartos com casa de banho partilhada, quartos ‘single’ e duplos, uma cozinha totalmente equipada, sala de convívio, áreas de arrumos e um pátio.



PARTILHAR:

GNR detém uma mulher em investigação por lenocínio em Macedo de Cavaleiros

Suspeito detido com uma arma em Vila Flor