A circulação de comboios na Linha do Douro foi restabelecida em toda a extensão pelas 19:15 de hoje, depois de ter estado suspensa em dois troços durante o dia de hoje, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

O mau tempo, designadamente a precipitação intensa, provocou duas derrocadas de terras e pedras em dois troços diferentes da Linha do Douro: primeiro entre as estações do Tua e Pocinho e, depois, entre as estações de Mosteirô e Aregos.

Fonte da IP disse à agência Lusa que às 19:15 foi restabelecida a circulação de comboios em toda a extensão da Linha do Douro, depois da intervenção das equipas de manutenção no troço entre Mosteirô e Aregos, concelho de Baião, distrito do Porto.

Este troço ficou suspenso às 15:00, depois de uma derrocada ao quilómetro 74,5, que aconteceu a cerca de dois quilómetros da estação de Mosteirô.

Cerca das 17:00 já tinha sido restabelecida a circulação de comboios entre as estações do Peso da Régua (distrito de Vila Real) e Pocinho (distrito da Guarda).

O alerta para esta derrocada foi dado pelas 07:25, tendo sido suspensa a circulação entre o Tua e o Pocinho, uma suspensão que, depois, se estendeu até à estação do Peso da Régua.

De acordo com a empresa, foi implementada uma limitação de velocidade de 30 quilómetros hora entre os quilómetros 160,100 e 160,150, no local da derrocada, a poucos quilómetros do apeadeiro de Freixo de Numão.

A circulação de comboios na Linha do Douro já tinha estado suspensa no dia 30 de dezembro e depois entre os dias 01 e 02 de janeiro, em diferentes troços, também devido à queda de pedras para a via.

As zonas norte e centro de Portugal Continental estiveram hoje sob aviso laranja devido a períodos de chuva forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As previsões de períodos com chuvas fortes justificaram o aviso laranja para os distritos de Aveiro, Braga, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Fotografia: António Pereira



PARTILHAR:

Mirandela vence Taça de Portugal de ténis de mesa feminino frente ao Sporting

Circulação de comboios suspensa entre Aregos e Ermida na Linha do Douro