QUEIMADURAS PELO FRIO

As queimaduras pelo frio são lesões causadas pela formação de gelo na pele e vasos sanguíneos que provocam perda de sensibilidade e alteração da cor nas zonas afetadas.

Estas queimaduras atingem mais frequentemente o nariz, orelhas, bochechas, queixo, dedos das mãos e dos pés e resultam da exposição ao frio intenso por períodos mais ou menos prolongados. As crianças e os idosos são os grupos mais vulneráveis

 

Como reconhecer queimaduras pelo frio?

Ao primeiro sinal de vermelhidão ou dor em qualquer zona da pele, saia do frio e proteja a pele exposta. Qualquer dos seguintes sinais poderá indicar queimaduras:

•            Área da pele branca ou acinzentada;

•            Pele invulgarmente firme ou cerosa;

•            Formigueiro.

 

O que fazer?

Se detetar sinais de queimaduras procure ajuda médica. Se existirem queimaduras sem sinais de hipotermia e não existir auxílio médico imediato, proceda da seguinte forma:

•            Vá para uma divisão aquecida logo que possível;

•            Submerja a área afetada em água morna – não quente (a temperatura deverá ser confortável ao toque nas áreas do corpo não afetadas), ou aqueça a área afetada com calor corporal;

•            Não massaje a área queimada pois pode causar mais danos;

•            Não use compressas aquecedoras, ou fontes de calor para aquecer, uma vez que as áreas afetadas estão dormentes e poderão queimar facilmente.

 

Estes procedimentos não substituem os cuidados médicos apropriados. As queimaduras devem ser avaliadas por pessoal de saúde qualificado.

 

A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

Siga os conselhos do INEM no facebook e no twitter.



PARTILHAR:

Acidente de caça provoca um morto em Mirandela

Desportivo de Chaves perdeu pela primeira vez em casa este ano