A diferença entre Urgência e Emergência não é apenas uma questão de português: a gestão dos meios de socorro tem de ser feita de forma criteriosa para que não faltem em situações em que são realmente necessários.

Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento. Esta triagem é feita com base nas questões colocadas ao contactante e permite identificar se a situação é urgente ou emergente.

Através dos dados recolhidos no diálogo com o contactante, e recorrendo às aplicações informáticas disponíveis no CODU, o INEM consegue avaliar se a situação coloca a vítima em risco de vida e decide se deve enviar um meio de emergência e qual o mais apropriado.

Numa situação de urgência, a vítima pode ter necessidade de ser observada num hospital para receber o tratamento adequado, mas não corre risco de vida imediato. Nestes casos, a chamada é transferida para a Linha Saúde 24, serviço constituído por profissionais qualificados e preparados para aconselhar os doentes sobre a melhor forma de melhorar o seu estado de saúde.

Já numa situação emergente, a vítima apresenta sinais e sintomas que indicam estar-se perante uma situação de risco de vida imediato, sendo necessário atuar no local e durante o transporte até uma unidade de saúde adequada para o seu tratamento eficaz.

Sempre que se verificar uma situação de emergência, o INEM envia os meios de socorro adequados, mas para isso a avaliação correta da situação é fundamental!

 

Siga o INEM no facebook e no twitter.



PARTILHAR:

População contra linha de alta tensão "por cima de habitações" em Ribeira de Pena

Santa Casa da Misericórdia de Murça com 58 casos positivos de Covid-19