Helena Lapa é a aposta do PS para encabeçar a lista à Câmara de Sabrosa, depois do atual autarca eleito pelo partido ter decidido não se recandidatar, e apresenta como prioridades “as pessoas” e a fixação dos jovens.

A candidata tem 57 anos e é, atualmente, presidente da direção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Sabrosa (APPACDM).

Domingos Carvas, eleito presidente pelo PS em 2017, decidiu não se recandidatar às eleições autárquicas marcadas pelo Governo para 26 de setembro.

Com o lema “Abraçar o futuro”, Helena Lapa disse que a sua prioridade “são as pessoas”.

“Aceitei este desafio com a convicção forte de que estou, mais uma vez, a servir as pessoas e porque acho que uma autarquia não deve ser fruto de uma ambição política ou pessoal, mas sim um ato de entrega”, afirmou.

O apoio social será uma das suas linhas base e, segundo Helena Lapa, as autarquias “são determinantes” para a ajuda às populações, nomeadamente quando se sentir “verdadeiramente” o impacto económico da pandemia de covid-19.

A candidata salientou ainda a aposta no turismo e apontou a “carência grave” a nível do alojamento turístico que se sente principalmente na sede deste município do Douro, no distrito de Vila Real.

“A fixação dos jovens é também uma das prioridades, porque nós temos uma população muito envelhecida, nós vamos perdendo sucessivamente eleitores porque os jovens acabam por não se ficar”, referiu.

Se for eleita pretende dar continuidade ao programa de recuperação de habitações para rendas controladas, quer apostar na habitação acessível, construir um canil/gatil municipal para dar resposta aos muitos animais abandonados e ainda “desbloquear” a situação dos dois centros de dia em Gouvinhas e em Covas do Douro, construídos e equipados, mas que continuam fechados e os “idosos desamparados”.

A candidatada referiu estar a construir o programa eleitoral com base na recolha que está a efetuar em todas as localidades concelho, tentando perceber as necessidades no terreno.

Helena Lapa é licenciada em História, tirou um curso de Gestão de Organizações da Economia Social, é secretária da direção da Associação Douro Histórico e comissária da Comissão Alargada da Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sabrosa.

A nível político, já foi deputada municipal e vereadora sem funções executivas, tendo mais tarde assumido funções de vereadora com pelouros como a Educação, Cultura e Financeiro.

“Passei pela vereação a tempo inteiro, cerca de oito de meses, e tive a noção exata do potencial que uma autarquia tem para servir as pessoas e foi essa experiência que me levou a aceitar este desafio”, salientou.

Para além de Helena Lapa, foram anunciadas as candidaturas de Mário Varela pelo PSD e de Eduardo Mesquita que encabeça uma lista de independentes apoiada pelo CDS-PP.

António Araújo, que faz parte do executivo enquanto eleito do PSD, e ainda António Manuel da Rocha Soares, antigo magistrado do Ministério Público, anunciaram também a intenção de se candidatarem como independentes.

O concelho tem à volta de 6.000 eleitores.



PARTILHAR:

Cuidados na Comunidade polivalentes testam, vigiam e vacinam no Douro

Bruno Carvalho reeleito presidente do Desportivo de Chaves