Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Na vila de Pedras Salgadas, as competições de saltos de obstáculos remontam a 1929

Prova internacional de saltos de cavalos reaviva tradição

Lusa em Sex, 09/08/2019 - 09:40

O centro hípico de Pedras Salgadas é palco entre sexta-feira e domingo para um concurso internacional de saltos de cavalos, prova que junta cerca de 170 participantes e reaviva uma tradição de Vila Pouca de Aguiar.

Na vila de Pedras Salgadas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, as competições de saltos de obstáculos remontam a 1929. Depois de uns anos de interregno, o município do distrito de Vila Real recuperou a “tradição hípica" em 2016.

“Este é um concurso mítico. As bancadas enchem, o público vibra com as prestações de cada cavaleiro e depois são as condições que são completamente distintas. Temos aqui um campo relvado com condições extraordinárias para a prática hípica”, afirmou Hugo Carvalho, cavaleiro da seleção nacional.

O Exército também participa neste concurso com quatro conjuntos (cavaleiro/ cavalo) e quer recuperar o protagonismo que já teve nesta competição.

O tenente Francisco Teixeira explicou que os militares participaram “ao mais alto nível” no concurso, acompanhando o início histórico desta competição.

No centro hípico ultimam-se hoje os preparativos para o concurso internacional de saltos (CSI) que começa na sexta-feira e que conta, segundo Filipe Pimenta, da organização, “com a participação de 170 conjuntos”.

Trata-se de um concurso de duas estrelas e que tem provas que classificam para o ranking da Federação Equestre Internacional (FEI).

“O principal objetivo é transformar este num concurso de referência internacional. É um concurso com muita história em Portugal e, sem dúvida, foi um forte impulsionador da modalidade”, afirmou o responsável.

Filipe Pimenta referiu que esta edição conta com a “participação de mais cavaleiros estrangeiros” e sublinhou que é um evento que “mexe com a economia local”, a nível da hotelaria e restauração, e atrai visitantes ao território.

“Para além do que deixam ficar de economia direta, há também a promoção que acabam por fazer desta região (…) Este concurso é uma forma extraordinária de poder mostrar a região a nível nacional e internacional”, salientou.

O evento tem como parceiros a empresa NPimenta, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).

Foi a tradição hípica de Pedras Salgadas que levou a autarquia de Vila Pouca de Aguiar a apostar na construção do centro, que tem uma escola incluída e entrou em funcionamento em 2015.

“Temos cada vez mais procura, temos muitos meninos e pessoas mais crescidas que estão a começar a ter o gosto pela equitação”, afirmou Célia Martins, técnica do centro hípico.

O espaço possui picadeiro, uma cavalariça equipada com 32 boxes e desenvolve atividades como terapias assistidas com cavalos, aulas equestres, prática de equitação e batismos a cavalo.

Foi, inclusive, "o primeiro espaço" no Alto Tâmega a desenvolver um projeto de equitação terapêutica com uma equipa constituída por técnicos profissionais de saúde e instrutores de equitação.

Célia Martins especificou que a escola de equitação possui cerca de 40 alunos e que as terapias assistidas com cavalos são frequentadas por cerca de 30 meninos.


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Pouca de Aguiar
Tradição mineira é atração turística em Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar está a apostar no turismo mineiro, aliando a exploração antiga de ouro no complexo romano de Tresminas à contemporânea em Jales, as últimas minas de onde se extraiu ouro em Portugal.

Vila Pouca de Aguiar
Indústrias do granito recorrem a imigrantes para colmatar falta de mão de obra

Empresas de extração de granito estão a recorrer a imigrantes para colmatar a falta de mão de obra no distrito de Vila Real, onde alguns trabalhadores chegaram provenientes do Sul do país após deixarem o trabalho agrícola.

Vila Pouca de Aguiar
Empresas aumentam em Vila Pouca de Aguiar apesar da perda de população.

Município de Vila Pouca de Aguiar diminui habitantes, mas aumenta o número de estrangeiros, empresas não financeiras e alojamentos turísticos.


+ Vídeos


Filme Promocional de Vila Pouca de Aguiar
Vila Pouca de Aguiar

Opinião

Retrato de parafita
Alexandre Parafita
A aventura infernal de ser Professor hoje
10/08/2022
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Teremos outra oportunidade?
01/08/2022
Retrato de Teresa
Teresa A. Ferreira
A impotência é revoltante
31/07/2022
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Voar
29/07/2022

+ Vistas (últimos 15 dias)

GNR desmantela rede de tráfico de droga
// Miranda do Douro
Despiste em Carrazeda de Ansiães com sete feridos, 5 graves e 2 ligeiros
// Carrazeda de Ansiães
Dois mortos em acidente com moto 4 em Valpaços
// Valpaços
Choque frontal em Miranda do Douro provoca seis feridos
// Miranda do Douro
Guardia Civil pede ajuda para identificar dupla de Portugueses
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de Angela
Ângela Bruce
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de Preto
Ana Preto
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de Torrao
António Preto Torrão
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes