Foi apresentado esta tarde em Murça o projeto Idoso (@) Ativo (@), que visa a instalação de um conjunto de dispositivos (Sistema Dótima) na habitação de 60 idosos, que assegurem que, em caso de necessidade, seja prestado apoio rápido e eficaz, promovendo assim a autonomia desta faixa da população.

Um idoso tem a rotina de ir todas as manhãs à casa de banho. O sistema deteta que o idoso não se deslocou à casa de banho nessa manhã e portanto emite um alerta para os familiares, para que se assegurem de que o idoso está bem.

Aqui está um exemplo prático da mais-valia que o Sistema Dótima, a ser implementado pelo projeto Idoso (@) Ativo (@) em 60 habitações dos concelhos de Murça, Tabuaço e São João da Pesqueira, pode trazer à população sénior.

Num território envelhecido e com muitos idosos a viver sozinhos e isolados, um projeto que lhes possa garantir uma rede de apoio mais ativa assume-se como um suporte essencial. “O projeto vai permitir que, em momentos de aflição, o idoso possa contactar familiares e sobretudo nas situações de urgência possa ser apoiado porque muitas vezes, estando completamente isolado, em casas isoladas, acabam por não ser apoiados e vivem dramas que nós acabamos por ir identificando”, refere Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, que coordena a parceria com os municípios de Tabuaço e São João da Pesqueira e ainda com os Centros Sociais e Paroquiais de Trevões e Castanheiro do Sul.

“A instalação é bastante simples; não necessitamos de qualquer tipo de obras para instalar os nossos dispositivos. Eles permitem que os idosos tenham maior segurança na própria habitação porque nós conseguimos prever algumas situações relacionadas com a segurança como assaltos noturnos, quedas, má disposição do idoso, ou seja, conseguimos ver quando alguma coisa foge da rotina e lançamos alertas para os familiares para que se possam tomar medidas”, explica Afonso Fernandes, fundador e gerente da Dótima Technologies Lda, que desenvolveu o Sistema Dótima.

Embora num primeiro momento os idosos, selecionados segundo critérios rigorosos, tivessem mostrado receio, agora percebem o quão importante pode ser este projeto, quer no que toca à instalação do sistema que, através de vários dispositivos, lança alertas preditivos e reativos, quer através do acompanhamento dos técnicos municipais que também está previsto no Idoso (@) Ativo (@). “Embora o sistema ainda não esteja totalmente implementado (falta um ou dois meses para que a instalação esteja concluída), o acompanhamento social já estar a ser feito e só o simples facto de nós irmos todas as semanas ter com eles ou fazermos um telefonem, só o simples facto de terem alguém que se preocupa com eles é um ganho muito grande”, sublinha Ainda Nunes, Técnica Superior de Serviço Social do Município de Murça.

As necessidades no que toca à cobertura de rede para instalação da internet já foram levantadas e, em breve, as 60 habitações terão o sistema a funcionar em pleno, tendo sido também acauteladas todas as questões que têm que ver com a privacidade dos idosos. “O Sistema Dótima foi concebido para ser totalmente autónomo e cada situação que fuja à rotina é detetada pelo sistema que, através de um algoritmo, envia os alertas aos familiares e entidades competentes. Ninguém tem acesso a imagens ou outro tipo de dados”, assegura Afonso Fernandes.

 O projeto Idoso (@) Ativo (@) pretende, em última análise, promover a autonomia e a inclusão da população idosa. “O que se pretende é que as pessoas consigam estar mais tempo no seu espaço, na casa onde sempre viveram e por mais tempo porque chega-se a uma fase da vida dos idosos que têm que ser acompanhados e, com este projeto e este sistema, pode ser que uma companhia permanente se possa ir adiando mais algum tempo”, remata o Presidente da Câmara de Murça.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Graça Morais, Doutora Honoris Causa da UTAD

PJ deteve em Bragança uma homem de 21 anos por tentativa de homicídio