No passado mês de Julho a Universidade de Aveiro iniciou um processo de inquirição, através de um questionário, aos emigrantes portugueses no âmbito de um projecto de investigação em Turismo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Este estudo tem como objectivo avaliar o contributo do regresso e fixação dos emigrantes portugueses para o desenvolvimento do turismo no seu local de origem, em Portugal. O período conturbado da economia portuguesa e o agravamento do desemprego estão na origem do projecto.

Neste âmbito, a criação de pequenas e médias empresas, aliada à promoção do turismo, apresentam-se como potencial alternativa para a criação de emprego e rendimento, comparativamente com outros sectores da economia. O regresso definitivo e a participação dos emigrantes portugueses em projectos de desenvolvimento turístico nas suas regiões de origem, que são as mais carenciadas em Portugal, poderão contribuir para estimular a economia regional e nacional, porque trazem competências técnicas e, eventualmente, capital financeiro obtidos durante a sua experiência de emigração.

Se é emigrante português e pretende participar e manifestar a sua opinião em relação a este projecto, poderá fazê-lo até 30 de Setembro preenchendo um questionário localizado no link aqui anunciado ou, em alternativa, na página do projecto criada recentemente no facebook em http://www.facebook.com/EmigrantesPortugueses Informamos também, que a sua opinião será tratada confidencialmente, pelo que os resultados finais nunca identificarão directamente os participantes. Após a recolha dos dados seguir-se-á o respectivo tratamento e análise. As conclusões mais relevantes serão anunciadas neste jornal a partir de Abril de 2012.

http://questionarios.ua.pt/index.php?sid=24619&lang=pt



PARTILHAR:

Participe deste projecto

Extração de inertes