O concelho de Vila Pouca de Aguiar é o primeiro do distrito de Vila Real a concluir o processo de reorganização administrativa, passando de 18 para 14 freguesias, anunciou hoje a autarquia.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, o social-democrata Domingos Dias, afirmou que o processo tem sido bastante pacífico no concelho, porque \"desde o início que as populações estão envolvidas para se encontrar as melhores soluções\".

A Lei da Reorganização Administrativa do Território foi aprovada na Assembleia da República na generalidade (a 01 de março) e na especialidade (a 13 de abril).

Assim, de acordo com o regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica, já foram definidas as freguesias a agregar no município transmontano.

As assembleias de freguesia de Afonsim, Gouvães da Serra, Lixa do Alvão e Santa Marta da Montanha aprovaram a constituição da Freguesia do Alvão e as assembleias de freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros aprovaram a constituição da Freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar poderá assim passar de 18 para 14 freguesias de acordo com a proposta que vai ser submetida às próximas reuniões de câmara, a 13 de junho, e Assembleia Municipal (AM), no dia 29.

Em Vila Real, a AM aprovou a criação de uma Comissão de Acompanhamento do processo de Reorganização Administrativa do concelho, constituída por deputados das várias bancadas políticas.

Na capital de distrito, a reforma administrativa poderá reduzir de 30 para 19 o número de freguesias.

A comissão, constituída por 11 elementos, vai acompanhar o \"redesenhar\" do mapa municipal para depois apresentar à AM todas as informações que permitam que esse órgão se pronuncie sobre a proposta a apresentar e que resultará do trabalho conjunto entre as freguesias e a autarquia.



PARTILHAR:

Aldeia de Agrochão

«Grande vantagem económica»