O Presidente da República inaugura terça-feira o centro de investigação da empresa Transgranitos, que está a desenvolver um processo pioneiro a nível mundial para a coloração e envelhecimento artificial de granitos.

A unidade de investigação e desenvolvimento, criada em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi instalada na sede da empresa, em Vila Pouca de Aguiar, e representa um investimento de 500 mil euros, financiados pelo Programa SIME IDI (Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial).

Os investigadores do centro estão a estudar os processos de coloração e o envelhecimento artificial do granito, um processo que a empresa diz ser pioneiro a nível mundial.

A técnica de coloração artificial de granitos visa obter granitos de cores vivas através da aplicação de corantes químicos, a qual permitirá ultrapassar a limitação de cores em matérias-primas em Portugal e na Europa, onde prevalecem cores como os rosas, os cinzentos e os amarelos.

Ou seja, segundo fonte da empresa, \\"o processo pretende dar um aspecto de pedra antiga ao granito, o qual pode ser utilizado na recuperação de edifícios antigos e em nova construção\\".

A tecnologia em estudo tem como base a aplicação de fungos e líquenes e poderá entrar no mercado dentro de um a dois anos.

A empresa, criada em 1989, vai ainda criar uma unidade de transformação de mármores e calcários, que representa um investimento de dois milhões de euros.

Em 2008, a Transgranitos exportou 30 por cento sua produção, prevendo uma subida em 2009, para os 35 por cento, devido a projectos contratados no ano passado para a Bélgica e Alemanha.

A empresa exporta ainda para países como Irlanda, Inglaterra, Luxemburgo, Suiça, e Angola.

Entre as suas obras \\"mais emblemáticas\\" destacam-se o Parlamento Europeu, em Bruxelas, o Estádio do Molde, na Noruega, o Hotel Continental, em Luanda, a sede da Allianz, em Munique, o Center Station, em Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Bragança e diversas estações de caminho de ferro da CP.

A Transgranitos apostou na certificação de gestão de qualidade, conseguida em 1998, e na certificação em segurança e saúde no trabalho.

Esta foi a primeira empresa portuguesa do sector a conseguir este selo de qualidade internacionalmente reconhecido.

A Transgranitos possui quatro pedreiras e uma unidade transformadora, distribuídas pelos distritos de Vila Real, Guarda e Viseu, empregando directamente 63 pessoas.

Cavaco Silva efectua uma visita de dois dias ao distrito de Vila Real.

Terça-feira, o Presidente da República vai inaugurar ainda o novo Palacete Silva, edifício da onde vão funcionar serviços da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, como obras, urbanismo ou ambiente.

Segundo a autarquia de Vila Pouca de Aguiar, a recuperação do palacete custou um milhão de euros.

No dia seguinte, o Presidente da República associa-se às comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas, em Chaves, onde vai ainda inaugurar ainda uma escultura, que vai ser colocado no Largo da Lapa, em homenagem ao General Silveira

A iniciativa, promovida pela autarquia e Regimento de Infantaria 19 (RI19) pretende assinalar os 200 anos da segunda Invasão Francesa e também de Guerras Peninsulares, e, sobretudo, do episódio relacionado com a reconquista da cidade de Chaves às tropas gaulesas pelo General Silveira.

A 25 de Março assinala-se o dia oficial das comemorações e do próprio RI19.

Em Chaves, o Cavaco Silva inaugura ainda o Centro Cultural, uma obra que representa um investimento de cinco milhões de euros.



PARTILHAR:

MAN tem um ano de existência

Suspeito tem 42 anos