A primeira “Porta de Entrada” no Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) foi inaugurada ontem, em Murça, distrito de Vila Real, e pretende ser um espaço interativo para a promoção turística e a descoberta do território.

Serão no total cinco as portas de entrada do vale do Tua, uma por cada concelho que faz parte deste território, e são complementares ao Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), situado em Foz Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Artur Cascarejo, diretor PNRVT, disse que o projeto das portas de entrada resulta de uma candidatura de meio milhão de euros ao Programa Valorizar, tendo sido atribuídos 100 mil euros a cada um dos municípios: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Cada um destes espaços, explicou, “tem a especificidade de cada concelho”, oferece “um conjunto de experiências” relacionadas com a cultura, natureza, gastronomia” e convida o visitante a “interagir com os equipamentos”.

Cada porta vai-se diferenciar pela aposta num dos sentidos. Em Murça é o olfato e este território cheira a “alfazema” e “bosque”.

Segundo Artur Cascarejo, os cinco espaços “são complementares” e possuem uma forte componente de serviço educativo e ambiental.

O vale do Tua está a apostar em três pilares: os percursos pedestres, o 'birdwatching' e o “arqueo e astro turismo”.

O responsável explicou que está já em execução o projeto do 'birdwatching', ou seja observação de aves, que resulta de uma candidatura de 200 mil euros.

Artur Cascarejo aproveitou a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para pedir apoio na candidatura de 330 mil euros que quer transformar este território num local privilegiado para observação de estrelas em locais ligados ao património arqueológico.

Em seis anos de existência, o PNRVT já atingiu um valor de 1,5 milhões de euros de candidaturas aprovadas.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou a importância deste projeto que “reafirma o compromisso com a coesão territorial” e “responde em pleno a esta preocupação de valorizar o património natural”, neste caso o “ativo extraordinário” que é o vale do Tua.

A governante repetiu novamente a necessidade de aumentar as dormidas no Interior do país e lembrou que, em 2019, “90% das dormidas” ocorreram no Litoral.

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse que na “Porta” deste concelho passará também a funcionar o posto de turismo local.

“Mostra-se aqui que o turismo tem de ser transversal ao território. Com condições destas, promovendo o que aqui existe, completamente diferenciador, nós vamos ter um turismo o ano inteiro e para toda a gente”, salientou o autarca.

Artur Cascarejo disse que no dia 21 é inaugurada a segunda “Porta de Entrada”, em Foz Tua, no mesmo dia em que se comemoram os dois anos da abertura do Centro Interpretativo do Vale do Tua

Depois, no 16 de maio, em Vila Flor, abre a terceira, no mesmo dia em que é lançado o Tua Walking Festival, aproveitando os, pelos menos, dois percursos perdestes já existentes em cada um dos municípios.

Para Alijó e Mirandela ainda não há data de inauguração.

O PNRVT representa uma das contrapartidas resultantes da construção da barragem de Foz Tua.



PARTILHAR:

Yvette Band lança o segundo single "Praça da Sé"

A “Alma Mater” do padre Fontes em exposição em Montalegre