O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião recandidata-se a um terceiro e último mandato pelo PS, mantendo o foco nas “pessoas” e no “seu bem-estar” e na afirmação turística deste concelho do Douro.

“Apostamos num projeto de 12 anos, que é o tempo que entendemos que é necessário para implementar um projeto consistente e consolidado”, afirmou Luís Machado à agência Lusa.

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro, o autarca recandidata-se a um último mandato e aponta duas prioridades: as pessoas e o turismo.

“Criar oportunidades para que as pessoas se fixem em Santa Marta, mas essencialmente que as pessoas vivam bem e que tenham condições de bem-estar, condignas com o século XXI, temo-lo conseguido e vamos melhorar”, sublinhou.

Luís Machado quer também afirmar o município aproveitando a sua localização, no Douro, junto à serra do Marão e atravessado pela Estrada Nacional 2 (EN2).

O autarca, que lidera a Associação de Municípios da EN2, foi também o mentor do projeto que deu destaque à estrada que percorre o país, entre Chaves e Faro, e considerou que a N2 está “a afirmar Santa Marta de Penaguião no país e no mundo”.

O seu objetivo é, explicou, “atrair visitantes” e “criar riqueza”.

“Com esta atratividade, conseguirmos que os nossos produtos endógenos sejam valorizados e uma mais-valia para quem os produz”, frisou.

Produtos que passam pelos setores agrícola (vinho, azeite e castanha) e do turismo.

Para essa atração vai contribuir, segundo o autarca, o projeto Santa Marta D’Ouro que está em curso e inclui o miradouro D’Ouro Vivo, Ligação História D’Ouro e Espaço Origem D’Ouro.

O autarca referiu ainda a necessidade de “capacitar e formar os agentes para criarem riqueza, ou seja, para que serem capazes de ter uma oferta dos produtos e dos serviços que lhes permita criar mais-valias, riqueza e novos empregos”.

O autarca lembrou o “investimento muito grande” que está a ser feito junto da juventude, com a atribuição de cerca de 60 bolsas de estudo por ano (500 euros cada) aos estudantes universitários.

“O nosso objetivo é ajudar a formar todos os nossos jovens, incutir-lhes o gosto e orgulho pelo concelho que os viu nascer e crescer e incentivá-los a que voltem”, salientou.

Em 2017, o PS conquistou quatro mandatos e o PSD um.

Para além de Luís Machado, até ao momento foi anunciada a candidatura de Daniel Teles pela coligação PSD/CDS-PP.



PARTILHAR:

Daniel Teles lidera coligação PSD/CDS-PP em Santa Marta de Penaguião

Marcelo presidiu hoje às cerimónias dos 476 anos de elevação de Miranda do Douro a cidade