Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Município decretou três dias de luto

PR lamenta morte de duas pessoas após despiste em Murça

Lusa em Seg, 09/03/2020 - 00:48

O Presidente da República lamentou hoje a morte de duas pessoas na sequência do despiste de um piloto esta tarde na rampa de Murça, distrito de Vila Real, e desejou as “rápidas melhoras” aos quatro feridos.

Numa nota publicada no seu ‘site’ oficial, a Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte de duas pessoas que perderam hoje a vida na sequência de um despiste enquanto assistiam a uma prova de Rally na Rampa de Murça, em Vila Real”.

De acordo com a mesma nota, o Presidente dirigiu “aos seus familiares as mais sentidas condolências”.

“Aos feridos que resultaram do mesmo acidente, particularmente o bombeiro que ali prestava serviço, vem o Presidente da República desejar rápidas melhoras, estando a acompanhar a evolução da sua situação”, acrescenta a Presidência.

O despiste de um piloto que participava na rampa de Murça causou hoje dois mortos e quatro feridos, dois em estado grave, disse à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real.

Segundo este CDOS, o acidente aconteceu por volta das 16:15, quando o carro de um piloto que participava na rampa de Murça, distrito de Vila Real, “saiu da estrada e atropelou vários espetadores”, causando a morte a duas pessoas e ferimentos noutras quatro, uma das quais um bombeiro que prestava apoio à prova, pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Foram enviadas para o local duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, um helicóptero do Instituto de Nacional de Emergência Médica e bombeiros de duas corporações da região.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e a GNR esclareceram que o acidente se deveu a uma “falha técnica”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Murça afirmou que “não houve falha dos mecanismos de segurança”, revelando que o município decretou três dias de luto, entre segunda e quarta-feira.

Na conferência de imprensa, o autarca Mário Artur Lopes, referiu que as vítimas “se encontravam nas zonas de espetáculo, cumprindo assim os requisitos impostos pela segurança da prova”, acrescentando que a autarquia vai “enveredar todos os esforços para averiguar o que efetivamente aconteceu e acionar todos os mecanismos” possíveis.

O presidente da Câmara Municipal de Murça realçou que “a Rampa Porca de Murça é uma prova que acontece desde os anos 80, sem registo de incidentes”, sublinhando que o traçado “está homologado segundo as normas impostas pelas Federação Internacional do Automóvel e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting”.

Mário Artur Lopes lamentou o acidente, enalteceu o “trabalho rápido e eficaz das equipas de emergência no socorro aos envolvidos” e lembrou que o Clube Aventura Minho “é um clube com vasta experiência na organização de todo o tipo de provas automobilísticas e especificamente em rampas”.

foto: Canal N


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Murça
A vila de Murça consegue atrair mais empresas e estrangeiros para o concelho.

A porca de Murça é o ex-libres de um concelho com uma história ancestral, ligada à via Romana, a ponte romana, aos Castro de Paleiros e de Cadaval. Murça, está no centro de Trás-os-Montes, ligada por autoestrada,  pertence á região demarcada do Douro e tens produtos agricolas de excelencia. 

Murça
Soldado Milhões, Herói da Primeira Guerra Mundial

O soldado Milhões tornou-se herói da Primeira Guerra Mundial ao enfrentar sozinho uma ofensiva alemã e a sua história faz parte da aldeia de Valongo de Milhais, Murça, que quer transformar a sua casa num memorial.


+ Entrevistas

Murça
Vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra

Entrevista com o Maestro Lourenço Cruz, recentemente vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, com o 1º Prémio e Medalha de Ouro. 


+ Vídeos


Murça em três minutos
Murça
Resumo das comemorações dos 792 anos do Foral de Murça
Recriação do Foral de Murça

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Podemos devolver 2021? Também veio com defeito 
20/01/2021
Retrato de brito
João Carlos Brito
“Do rio Canhona pr’a lá, manda quem lá está!”
20/01/2021
Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Um fraco Rei
19/01/2021
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Morreremos da doença e da cura?
17/01/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

Mulher de 70 anos encontrada morta dentro de uma lagoa em Cércio
// Miranda do Douro
Atleta de Mirandela cai inanimado e morre durante jogo de Basquetebol
// Mirandela
PSP investiga assalto violento a casal de comerciantes em Chaves
// Chaves
O distrito de Bragança é o que apresenta o maior crescimento: 79%.
// Trás-os-montes
Homem de 64 anos morre em acidente com trator em Vila Real
// Vila Real

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de Duarte
Duarte Mairos
Retrato de magda
Magda Borges
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de brito
João Carlos Brito
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de barroso
Barroso da Fonte
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes