O Presidente da República lamentou hoje a morte de duas pessoas na sequência do despiste de um piloto esta tarde na rampa de Murça, distrito de Vila Real, e desejou as “rápidas melhoras” aos quatro feridos.

Numa nota publicada no seu ‘site’ oficial, a Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte de duas pessoas que perderam hoje a vida na sequência de um despiste enquanto assistiam a uma prova de Rally na Rampa de Murça, em Vila Real”.

De acordo com a mesma nota, o Presidente dirigiu “aos seus familiares as mais sentidas condolências”.

“Aos feridos que resultaram do mesmo acidente, particularmente o bombeiro que ali prestava serviço, vem o Presidente da República desejar rápidas melhoras, estando a acompanhar a evolução da sua situação”, acrescenta a Presidência.

O despiste de um piloto que participava na rampa de Murça causou hoje dois mortos e quatro feridos, dois em estado grave, disse à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real.

Segundo este CDOS, o acidente aconteceu por volta das 16:15, quando o carro de um piloto que participava na rampa de Murça, distrito de Vila Real, “saiu da estrada e atropelou vários espetadores”, causando a morte a duas pessoas e ferimentos noutras quatro, uma das quais um bombeiro que prestava apoio à prova, pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Foram enviadas para o local duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, um helicóptero do Instituto de Nacional de Emergência Médica e bombeiros de duas corporações da região.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e a GNR esclareceram que o acidente se deveu a uma “falha técnica”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Murça afirmou que “não houve falha dos mecanismos de segurança”, revelando que o município decretou três dias de luto, entre segunda e quarta-feira.

Na conferência de imprensa, o autarca Mário Artur Lopes, referiu que as vítimas “se encontravam nas zonas de espetáculo, cumprindo assim os requisitos impostos pela segurança da prova”, acrescentando que a autarquia vai “enveredar todos os esforços para averiguar o que efetivamente aconteceu e acionar todos os mecanismos” possíveis.

O presidente da Câmara Municipal de Murça realçou que “a Rampa Porca de Murça é uma prova que acontece desde os anos 80, sem registo de incidentes”, sublinhando que o traçado “está homologado segundo as normas impostas pelas Federação Internacional do Automóvel e pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting”.

Mário Artur Lopes lamentou o acidente, enalteceu o “trabalho rápido e eficaz das equipas de emergência no socorro aos envolvidos” e lembrou que o Clube Aventura Minho “é um clube com vasta experiência na organização de todo o tipo de provas automobilísticas e especificamente em rampas”.

foto: Canal N



PARTILHAR:

UTAD suspende eventos, atividades desportivas e deslocações

Despiste na rampa de Murça deveu-se a "falha técnica" diz a Federação