No dia 22 de abril, o Dia da Comunidade Luso-brasileira e os 505 Anos do Descobrimento do Brasil foram comemorados em uma solenidade no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foram os convidados de honra do evento o Dr. Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial da América Latina, e Valentim dos Santos de Diniz, presidente de honra do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo (CCLB).

Em seu discurso, o orador oficial, Dr. Fernando Leça, falou do passado e do futuro. Elogiou Valentim dos Santos Diniz e “seus milhares de colaboradores no Pão-de-Açúcar”, e citou figuras que deram início a essa história de entrelaçamento de culturas. Citou o Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, onde foi iniciado os ensinamentos portugueses com o Padre Manoel da Nóbrega, e em Santos, com a comunidade que foi liderada por Brás Cubas.

Segundo Leça, as maiores conquistas são a preservação da cultura e sobretudo da língua portuguesa na “terra de Santa Cruz”. Ele citou ainda a importância de outros países manterem a cultura e a língua, através da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que ainda tem o intuito humanitário de ajuda entre seus integrantes.

A homenagem no Parque do Ibirapuera com duração de quinze minutos trouxe, além dos convidados e representantes da comunidade portuguesa, vários porta bandeiras dos muitos grupos folclóricos portugueses. Desde novembro de 2003 que o governo brasileiro instituiu oficialmente esta data como o “Dia do Descobrimento do Brasil e o Dia da Comunidade luso-brasileira”.



PARTILHAR:

João Morais membro fundador do Virgínia Civic Center – Manassas

Doenças raras