Um exemplo de persistência transformou este Clube num caso raro de união e sucesso dos Portugueses no estado de Virgínia.
Registo curioso é de que 80% dos Portugueses têm negocio e casa própria .
A Cidade de Manassas esta localizada no Estado de Virgínia e possui aproximadamente 37 mil habitantes, 150 são Portugueses ou Luso descendentes que detêm posse de 80 empresas a maioria delas ligadas ao negocio da construção,
Devido as condições oferecidas pelas autoridades Norte Americanas nesta área, são assim cada vez mais os Portugueses que chegam as estas paragens.

Apesar de se situar a alguns quilómetros de Washington DC a capital da nação Americana, Manassas é uma Cidade calma e sossegada sem no entanto se considerar isolada dos centros urbanos.
As estruturas desportivas colocadas ao serviço da comunidade particularmente para os mais jovens, proporcionam um adequado espaço de encontro que o desporto promove para a comunidade.
João Morais um dos membros mais activo deste centro confidenciou-nos – “ Eu costumo dizer que esta comunidade Portuguesa da Cidade de Manassas é um exemplo para todos os Portugueses, 80% têm negocio por conta própria e 90% para não dizer 99% têm casa própria e ter casa própria no estado de Virgínia e nesta área metropolitana de Washington e bastante bom.”
Quando se pergunta da força dos membros deste Clube João Morais não tem dúvidas em afirmar- “ A maioria dos membros têm negocio por conta própria , fazem grandes volumes de negocio por isso somos respeitados aqui nesta cidade como se fôssemos filhos dela. Posso ainda afirmar que estamos a criar uma associação de empresários Luso-Americanos pois fazemos todos juntos uns bons milhares de dólares e por isso podemos criar aqui uma força importante que em muito nos beneficiará.”
A saudade da Pátria Mãe e o desafio da construção de um clube sem barreiras sociais e culturais foi o factor determinante que levou um grupo de Portugueses a criar o Virgínia Civic Center em 1987, diz a historia que um punhado de Portugueses mais precisamente 7 vindos do norte , na área de NY , especialmente de Long Island colocaram mãos á obra e hoje o clube é um motivo de orgulho, com um amplo salão para festas ou outro evento, uma escola, uma biblioteca, um bar amplo e ainda a Fundação Abel Morais.
Os ideais do Virgínia Civic Center prendem-se com os constantes mudanças e desenvolvimentos locais, na Lee Av. em Manassas esta associação tem sabido manter vivo e inalterável as nossas tradições.
Com 18 anos de existência o incentivo á educação, á cultura e ao desporto está sempre presente, tivemos oportunidade de conversar com José Neto ligado ao desporto e que já leva 30 anos a viver naquele estado, apaixonado pelo futebol e hoje jogando nas velhas glorias do Clube o José fez questão de deixar um recado – “ Quem quiser convidar a nossa equipa de futebol, só tem que entrar em contacto com a gente e teremos muito prazer em estar presentes, pois gostaríamos muito de poder trocar experiências com as outras comunidades, por exemplo nunca fomos a Califórnia, seria bom… “
Fica aqui registado o convite.
Os recursos financeiros do clube , são provenientes principalmente das quotizações e exploração do bar do clube com abertura diária para todos os sócios e simpatizantes que podem usufruir para além de uma boa partida de sueca, a boa comida Portuguesa que o clube confecciona todos os fim de semana .
Divulgar e promover a cultura Portuguesa dirigidas aos jovens é um dos objectivos desta associação que quer através da Escola Marquês de Pombal combater a carência cultural através do ensino da língua e cultura Portuguesa, aos jovens de segunda e terceira geração.

João Morais ainda se lembra – “ A escola foi criada na mesma altura que o Clube abriu as suas portas, umas vezes mais crianças outras vezes não, mas vale a pena, no principio foi mais difícil arranjar alguém qualificado e disponível para ensinar o Português, qualquer pessoa que falasse bem Português e gostasse de crianças a gente aceitava, mas agora estamos bem, temos miúdos que nunca foram a Portugal e escrevem e lêem bem o Português isso enche-me de orgulho , pois estes é que são os exemplos que a gente deve dar como comunidade.”
Não existem dúvidas de que os principais motores do desenvolvimento de qualquer clube ou associação serão sempre as pessoas e a sua capacidade empreendedora.
Mas a vida associativa nem sempre é fácil mas como diz o Presidente José Correia – “ Quando se faz as coisa com vontade as coisas aparecem, não podemos agradar a todos, mas isto e assim mesmo, temos membros muito activos e isso é salutar.”
O desejo de fazer mais e melhor é uma constante nesta colectividade onde alberga também a Fundação Abel Morais, uma instituição de solidariedade social que tem ajudado pessoas necessitadas e a centros de pesquisa do cancro.
Abel morais 1954-1995 foi sócio fundador juntamente com o seu irmão João Morais e o primeiro presidente desta colectividade.
Homem com uma energia inesgotável deu a este clube a força e a persistência que o clube mostra a quem o visita.
Um busto á entrada do centro é a homenagem que os Portugueses ligados a esta cidade prestam ao seu primeiro presidente.
Um jantar anual para angariação de fundos e outros eventos ajudam que a fundação possa dar $50 mil ou $60 mil para centros ou pessoas conforme a necessidade.
Curioso é o facto de que esta Fundação Abel Morais oferece ajuda também para Portugal, mas ate agora para supressa de João Morais – “ Ainda ninguém se aproximou de nós, quer centros de estudos ou pessoas para que os possamos ajudar se for possível.”
Ao deixar Manassas e este clube a equipa dos EUACONTACTO não tem duvidas de que em Manassa VA, a nossa cultura é mostrada duma forma verdadeira e real e que os Portugueses são vistos como uma parte integrante desta cidade e não apenas como simples imigrantes, o que só nos deixa a todos muito orgulhosos.



PARTILHAR:

Conselho Presbiteral de Vila Real

Portugueses participam da comemoração em São Paulo