Empresários luso-canadianos de London insistiram, quarta-feira, na necessidade da criação naquela cidade de uma representação consular portuguesa. A urbe do sudoeste do Ontario, que dista de Toronto cerca de 300 quilómetros, tem uma população portuguesa de 30.000 pessoas, que aumenta se for contada a população que vive em cidades relativamente próximas.

O pedido foi feito ao presidente do PSD Acores, durante um almoço de convívio. Victor Cruz disse saber que o Governo Português está a pensar em resolver o problema, embora afirmando que há zonas no mundo que vão ficar sem consulado. Afirmou, ainda, que vai passar a acompanhar o processo de London, no sentido de poder ajudar \"na medida das suas possibilidades\".

Revendo vários dos problemas que lhe foram presentes pelos empresários luso-canadianos, durante um almoço no Clube Português de London, Victor Cruz considerou a questão da TAP não estar a voar para o Canadá \"incompreensível\" e o facto da RTPi não acompanhar o dia-a-dia das comunidades como \"um mau serviço para a diáspora\".

Dizendo, embora, \"não ter vindo em campanha eleitoral, mas sim em visita de solidariedade\", Víctor Cruz aceitou como suas as preocupações da comunidade portuguesa de London que quer levar a cabo a construção de um lar para a terceira idade.



PARTILHAR:

Um ano e meio depois

Luso-descendentes mostram-se receptivos às suas raizes