O presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), Almeida e Silva, defendeu hoje, numa mensagem alusiva ao Dia de Portugal, que o país precisa de estabelecer relações assíduas, normais e eficazes com as suas comunidades.

"Aos governos cabe compreender que as comunidades portuguesas são uma vertente estratégica da política externa e devem procurar implementar objectivos (...) que dinamizem os vínculos que unem Portugal e suas comunidades", afirmou o presidente do CCP.

Segundo Almeida e Silva, Portugal deveria projectar "mais e melhor a sua imagem e interesses vitais, que facilitem o estreitamento dos laços de amizade e colaboração com os países que acolheram" os emigrantes portugueses.

Almeida e Silva salientou igualmente na mensagem que "a aplicação efectiva do princípio da igualdade de direitos" entre portugueses residentes e não residentes contribuirá para o fim das "fronteiras e injustiças, de modo a que todos os portugueses, os da Europa, da África, da América, da Ásia ou da Oceania, se sintam cidadãos plenos da pátria portuguesa".

De acordo com Almeida e Silva o CCP tem uma acção relevante na busca de uma política global de promoção e reforço dos laços que unem as comunidades portuguesas.

"Pretendemos que o CCP seja, sempre, um órgão independente, com aptidão a permitir a visão global da sociedade portuguesa, e não de parte dela", defendeu o presidente do CCP.

Para o presidente do CCP, as comemorações do Dia de Portugal assumem um significado "ainda mais efectivo se houver o compromisso concreto do governo português em cumprir os anseios e carências das comunidades, nomeadamente quanto ao não encerramento de unidades consulares e a manutenção do ensino do português no estrangeiro".



PARTILHAR:

Emigrantes querem pagar portagens com Cartão Visa

Decisão para breve