A Câmara de Peso da Régua vai aplicar 1,2 milhões de euros na requalificação da avenida Manuel de Arriaga, uma via importante para a mobilidade da cidade e onde vão ser regularizados os passeios e o pavimento.

O presidente do município daquele município do distrito de Vila Real, José Manuel Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que a Manuel de Arriaga, que possui cerca de três quilómetros, “foi uma estrada nacional e transformou-se numa avenida urbana ao longo dos anos”.

“E tem problemas que urgem ser resolvidos, desde logo a mobilidade dos peões. A avenida não tem, ao longo de toda a sua extensão, possibilidade de mobilidade dos peões em condições de segurança, os passeios são intermitentes”, frisou.

A intervenção consiste na construção de passeios ao longo de toda a extensão da via, bem como nas suas duas margens.

Com esta intervenção, a autarquia diz que Peso da Régua se vai “tornar uma cidade mais amiga do ambiente, sendo possível a circulação pedonal com um grau de proteção mais elevado para os peões”.

Será também, segundo o autarca, feito um levantamento e regularização de todo o pavimento.

O projeto prevê ainda fazer uma “rede separativa das águas residuais e pluviais”, já que, atualmente, em grande parte da avenida a rede de águas pluviais ainda é drenada por valetas, uma situação que “vai ser corrigida”.

A empreitada tem o prazo de execução de um ano e, segundo o autarca, será feita de forma faseada “para minimizar o impacto na mobilidade e na circulação da cidade”.

A obra já foi adjudicada e o processo irá, agora, ser submetido ao Tribunal de Contas.

O projeto prevê um investimento de 1,2 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários.

José Manuel Gonçalves referiu que esta intervenção conta também com um investimento no âmbito da nova empresa Águas do Interior Norte (AdIN), na ordem dos 400 mil euros, que vão ser aplicados na “rede separativa das águas pluviais e residuais”.

A Águas Interior Norte foi constituída formalmente a 14 de novembro, tem sede em Vila Real, vai servir 105 mil habitantes de oito municípios e visa o ganho de escala e eficiência na gestão da água.

A AdIN junta os municípios de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça e Peso da Régua (distrito de Vila Real), ainda Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança).



PARTILHAR:

Piscinas e pavilhões multiúsos e gimnodesportivo encerrados

PCP orgulha-se de “ter dado uma contribuição decisiva”