A Associação de Utentes de Saúde do concelho de Alijó (AUSCA) envia esta semana ao Governo um abaixo-assinado com duas mil assinaturas a exigir a reabertura no período nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

O encerramento do SAP deste concelho, decidido pelo anterior titular do Ministério da Saúde, Correia de Campos, entrou em vigor a 28 de Dezembro e já foi confirmado pela actual ministra, Ana Jorge.

Márcio Ribeiro, um dos responsáveis pela associação, referiu que foram recolhidas cerca de duas mil assinaturas pelas diversas freguesias do concelho em defesa da reabertura daquele serviço de modo permanente, 24 horas por dia.

O abaixo-assinado vai ser remetido ao primeiro-ministro, José Sócrates, que é natural de Alijó, e será também dado conhecimento do mesmo à Ministra da Saúde.

Em Março, os utentes de saúde de Alijó interpuseram, junto do Tribunal Administrativo de Mirandela, uma providência cautelar contra o Ministério da Saúde, estando a aguardar decisão da mesma.

A AUSCA considera que a decisão ministerial \"agravou o acesso da população do concelho aos cuidados de saúde, pois o encerramento \"não foi acompanhado pela criação de qualquer alternativa\".

O fecho do SAP obriga os utentes de Alijó a deslocarem-se a Vila Real, o que pode demorar cerca de uma hora desde algumas localidades do concelho.

Márcio Ribeiro diz que, quatro meses após o fecho nocturno do SAP, a população de Alijó \"continua privada de atendimento médico no período nocturno, sem que qualquer outra informação tenha sido prestada aos utentes\".

Perante a promessa de que será colocada no concelho uma ambulância do INEM, os utentes consideram que esta \"não é alternativa, pois não tem sequer na sua tripulação qualquer médico\".

\"Nunca uma simples ambulância pode substituir uma serviço de atendimento médico, para além de que não há sequer data para a colocação dessa ambulância em Alijó\", frisou o responsável.



PARTILHAR:

Em Murça de 8 a 11 de Maio

Por alegadas quebras contratuais