A operação de resgate das três pessoas retidas domingo na Serra do Gerês devido ao mau tempo já terminou, encontrando-se os montanhistas a caminho do Centro de Saúde de Montalegre, onde o seu estado de saúde será avaliado.

Os três montanhistas, que passaram a noite numa tenda, e a equipa de socorro destacada no domingo para o seu salvamento - que acabou também por penoitar num abrigo devido à neve, retomando a operação de resgate de manhã - foram transportados do local por um helicóptero, em direcção ao campo de futebol de Montalegre.

Neste local, os três resgatados foram recebidos por uma equipa de assistência, que lhes prestou os primeiros cuidados, entrando depois nas ambulâncias que os estão a transportar para a unidade de sáude.

Os três montanhistas são Susana Carvalho, 29 anos, Nuno Teixeira, 30, e Sérgio Neto, 40, todos do Porto.

Seguiam de Pitões das Júnias para as Minas dos Carris quando foram apanhados pelo mau tempo no Alto da Nevosa, em plena Serra do Gerês.

No Centro de Saúde de Montalegre, esta manhã, o ambiente era o habitual num dia de semana, sem muito movimento de doentes, tendo o director da unidade, Eugénio Fecha, referido à Lusa que não recebeu nenhuma informação relativamente à chegada dos três montanhistas.

«Não sei de nada, ninguém me falou a esse respeito», afirmou, acrescentando, no entanto, não ser necessária nenhuma medida especial porque o centro de saúde «está a funcionar normalmente».

«Provavelmente, eles vão entrar pela urgência e serão avaliados pelo médico de serviço», salientou.



PARTILHAR:

Obras no quartel dos bombeiros

Com o frio, a chuva e a neve