É hoje lançado o Passaporte Natura 2000: a app para descobrir a natureza, o património e as comunidades da Rede Natura 2000 em Portugal
 

Já há uma app para descobrir a Rede Natura 2000 em Portugal, a maior rede de áreas protegidas do mundo para a natureza. Chama-se Passaporte Natura 2000 (https://passaportenatura2000.eu/), é hoje lançada, e apresenta três categorias - Natureza, Património e Comunidades - e locais fascinantes de elevada importância inseridos em territórios desta Rede para conhecer e deslumbrar-se. Descarregue a aplicação e comece a aventura.

A aplicação para dispositivos móveis resulta de um projeto da organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural financiado pelo Fundo Ambiental, está disponível em português e inglês e pode ser descarregada no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=eu.passaportenatura2000.app&hl=pt-BR) e na App Store (https://apps.apple.com/pt/app/passaporte-natura-2000/id1577958422?l=pt).

A app impele-nos a descobrir e explorar a biodiversidade, a riqueza patrimonial e as comunidades locais da Rede Natura 2000, o principal instrumento de conservação da natureza e da biodiversidade na União Europeia. Os locais para explorar estão inseridos em áreas do Douro Internacional e das Minas de Santo Adrião, que estão protegidas no âmbito desta Rede europeia.

Viaje, carimbe e descubra locais fascinantes. O Passaporte Natura 2000 é um guia inovador e aliciante e funciona de forma similar ao passaporte físico, podendo ser "carimbado" através da leitura de QR Codes distribuídos pelos locais a descobrir. O carimbo permite ao utilizador ter acesso a informação relevante sobre cada local e desfrutar de uma experiência sensorial e tecnológica única.

A app é lançada oficialmente esta sexta-feira, 1 de julho de 2022, pela Palombar, num evento público que decorre no PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura, em Vimioso, no distrito de Bragança, com início às 14h00.

A sessão de lançamento conta com a presença de Sandra Sarmento, diretora regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, de João Ribeiro da Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte e de Jorge Fidalgo, presidente da Câmara Municipal de Vimioso.

A app é lançada com duas zonas, Douro Internacional e Minas de Santo Adrião, e 27 locais para visitar e descobrir, mas o objetivo da Palombar é alargar a oferta quer de zonas, quer de locais da Rede Natura 2000 no território nacional para conhecer e explorar.



PARTILHAR:

Adelino Paes vai dar nome ao novo equipamento da Fundação Betânia

“Festival Improvável” mostra monumentos com teatro e música