Carlos Correia, de 26 anos, e Joelle, de 23, casaram-se recentemente e decidiram viver em Carvas, onde ambos trabalham. Já Carlos Pinto, de 33 anos e Maria, de 25 anos, vivem na freguesia de Palheiros.

Estes são dois dos seis jovens casais do concelho de Murça que, na passada segunda-feira, receberam, das mãos do presidente da Câmara local, João Teixeira, uma \\"ajuda\\" no valor de dois mil euros para o início da sua vida. Trata-se de um subsídio que a autarquia atribui aos jovens casais que se casem e se fixem neste concelho, com o objectivo de \\"inverter o acentuado decréscimo populacional que se tem vindo a sentir\\" no município.

O primeiro casal pensa utilizar a verba que agora recebeu no pagamento do projecto da sua nova casa, enquanto o segundo a deverá gastar no enxoval do filho que está prestes a nascer.

Para já, os beneficiários receberam 50 por cento do valor total do subsídio. No próximo ano a autarquia pagará mais 25 por cento e o restante será entregue no ano seguinte. Este sistema serve para assegurar a permanência dos casais no concelho durante esse tempo. Se entretanto se mudarem para outro concelho ou para outro país, o subsídio será automaticamente suspenso.

Este subsídio já foi atribuído a 20 casais e, segundo João Teixeira, no Natal deverão ser contemplados mais 15. Além disso, no próximo ano, a Câmara de Murça pretende também atribuir um subsídio de natalidade, para incentivar o nascimento de novos habitantes no concelho.



PARTILHAR:

O «beijar da Cruz» em moldes diferentes

Carenciados vão ter apoio jurídico