Esta é a notícia que estamos em condições de divulgar “é que há fortes possibilidades de o Papa Francisco vir a Trás-os-Montes em 2023, mais concretamente à inauguração do Convento Trapista na aldeia e Palaçoulo".  

A novidade foi abordada durante o programa “Opinião Transmontana” do Diário de Trás-os-Montes que é transmitida no Facebook aos domingos à noite para todo o mundo.

Segundo Carlos Ferreira, um dos intervenientes no programa disse “a possibilidade de o papa vir a Trás-os-Montes foi este fim de semana aflorada pelo padre António Pires numa reunião que teve com a Câmara Municipal de Miranda do Douro”.

Carlos Ferreira, que é o presidente da assembleia Municipal de Miranda do Douro acredita firmemente, que o Papa Francisco estará na inauguração, e que é assim que se iniciam os contatos, com uma primeira abordagem para a autarquia se preparar com tempo e "obras" para se receber condignamente o sumo pontífice.

Segundo o pároco de Palaçoulo e procurador das monjas trapista, António Ferreira Pires contactado por nós estas manha referia: “o prazo de execução da obra é de 36 meses, tendo previsto terminar em 2023, exatamente na mesma data em que sua santidade vai estar em Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude e nós temos a intenção de enviar o convite para a inauguração da obra.” e continua “sabemos da importância que este Mosteiro representa para a igreja e também que hoje há meios possíveis para uma visita rápida”.

Esta semana o Papa saudou no Vaticano as monjas da Ordem Cisterciense da Estrita Observância, e que até 15 de novembro se vai instalar um primeiro grupo de dez irmãs em Palaçoulo, na Diocese de Bragança-Miranda, este é o sinal que o sumo pontífice segue este empreendimento de perto.

O anúncio oficial deste projeto aconteceu em outubro de 2017, após vários contactos, na única diocese da Península Ibérica que tem como padroeiro São Bento, continuando assim a tradição beneditina no território transmontano.

 O bispo da Diocese de Bragança-Miranda D. José Cordeiro, partilhou ser “um sinal de Deus”.

O empreendimento religioso vai ocupar uma área de 30 hectares de terrenos que foram cedidos, permutados ou comprados pela Paróquia de S. Miguel de Palaçoulo.

Neste momento e apesar da pandemia, há muitas pessoas do concelho de Miranda do Douro a visitar as obras e o local do futuro monteiro sendo já um a motivo de atração da região.

Fotos: Agência Ecclesia

 

Quem tiver facebook pode ver e ouvir aqui o programa onde foi dada a noticia ao minuto 45. 

https://www.facebook.com/136777726406498/videos/392762815229135

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Sete arguidos do caso Giovani vão a julgamento com acusação mais leve

Casa de Repouso de Macedo de Cavaleiros com 12 casos de infeção