A vila de Mogadouro acolheu neste sábado o VI Encontro de Máscaras e mascarados ibéricos, iniciativa onde dezenas de mascarados desfilaram pelas ruas provocando grande alvoroço em quem assiste, onde as figuras demoníacas executam varias peripécias, ricas de manifestações pagãs e iniciáticas dos rapazes, que com os seus chocalhos provocam as moças procurando criar um ambiente de festa, onde toda a "pureza" da tradição é mantida na celebração do solístico de inverno.

O concelho de Mogadouro e todo o Planalto Mirandês são "ricos" nestas manifestações pagãs, na sua maioria dedicadas ao menino Deus, e o nordeste transmontano tem vários grupos de caretos, mas esta tradição que se perde no tempo, abrange zonas para lá de Trás-os-Montes, nomeadamente Espanha, toda uma região fronteiriça é rica nesta expressão de festa.

O desfile reuniu grupos portugueses e espanhóis, espalhando alegria e cor, pelas ruas de Mogadouro, iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano, tornando-se já numa marca do concelho, sendo que existem vários investigadores se deslocam à região para assistir ao vivo á renovação anual destas tradições.

A Mogadouro chegaram grupos Espanhóis provenientes de Castela e Leão e da Galiza,  do lado português marcaram presença caretos, chocalheiros, farândulos e sécias dos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro, Lagoa de Mira (Coimbra) e os extraordinários  caretos de Lazarim (Lamego), com as suas mascaras esculpidas em madeira.

Segundo o presidente da autarquia de  Mogadouro, Francisco Guimarães, os concelhos abrangentes do Douro Superior vão apresentar uma candidatura das máscaras dos concelhos de Mogadouro e Miranda do Douro a Património Cultural Imaterial.

o encontro  de sábado foi ainda inaugurada uma exposição de fotografia  "Uma Viagem pelo Mundo das Máscaras" de Mercedes Vazquez Saavedra, que reúne cerca  de 160 fotografias, e estará patente durante o mês de janeiro no Salão Nobre dos Passos do Concelho.

O nordeste transmontano celebra o solístico de inverno, um período "mágico" que imana em varias localidades da região, começam em Varge, Salsas  e Ousilhão, com Dia dos “Cêpos” – Constantim,  Festa de São João Evangelista (Festa dos Solteiros) – Duas Igrejas , Festa de São João Evangelista (Fiesta de ls Moços) – Constantim, Enterro do Ano Velho em Miranda do Douro,   Festa da Velha e do Menino – Vila Chã de Braciosa, Festa do Menino de Tó / O Farândulo, Chocalheiro de Bemposta.

As gaitas de foles, os tambores e animação musical fazem parte destes rituais e acompanham sempre estes ritos e tradições, uma cultura que se perde no tempo e é absolutamente genuína e que passou ao lado de qualquer aculturação exterior.

Galeria fotografica: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/desfile-caretos 

Estamos a ultimar um video que será publicados aqui.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

Atropelamento causa morte a jovem de 16 anos em Bragança