O castelo de Montalegre, no distrito de Vila Real, está a ser alvo de obras de melhoramento no valor de 1,5 milhões de euros, que deverão estar concluídas em junho de 2019, informou a autarquia.

O castelo é considerado o maior emblema turístico do concelho e, segundo o presidente da câmara, Orlando Alves, é visitado por cerca de "300 a 400 pessoas por dia".

A intervenção de 1,5 milhões de euros é comparticipada por fundos comunitários, assumindo o município 15% do investimento.

A obra incluiu a requalificação nas torres do castelo e da praça de armas, a consolidação da muralha abaluartada e rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas e a beneficiação dos arruamentos e largos envolventes, com a substituição do pavimento existente.

"Abrir o castelo à comunidade é um imperativo não só da política local como um imperativo histórico e de consciência. É uma obra de execução muito complicada, com um investimento caríssimo", afirmou o autarca.

Orlando Alves disse tratar-se de "uma obra emblemática que devia ser suportada, na totalidade, pelo Estado".

"Montalegre terá mais um elemento de atratividade. Espero que as pessoas saibam perceber o grande esforço que está a ser feito pela autarquia", frisou.

Até junho do próximo ano, o Castelo de Montalegre vai ser a "sala de visitas de referência de um município que continua a reforçar a marca identitária do território".

A intervenção decorre no âmbito de um protocolo celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Montalegre e insere-se na operação "Castelos a Norte".



PARTILHAR:

Luso-americanos criam campanha para registar portugueses

Governo nomeia Paula Ribeiro para diretora clínica do CHTMAD