A Câmara Municipal de Murça vai entregar, até ao final deste mês, 17 250 euros aos pais das 23 crianças que nasceram durante o ano de 2007. Na mesma cerimónia vão ser contemplados 38 jovens casais que fixaram residência no concelho, com montantes de 750 euros ou 500 euros, conforme a tipo de candidatura a que se propuseram.

Desde 2002, o Município de Murça já contemplou com o subsídio à fixação 111 jovens casais, o que perfaz um montante atribuído de 225 mil euros. Trata-se de uma das formas encontradas pela autarquia, liderada pelo socialista João Teixeira, para combater o despovoamento que atinge o concelho, à semelhança do que se passa em todos os pequenos concelhos do interior.

Inicialmente, a Câmara começou por atribuir 2000 euros, pagos em três tranches, aos jovens casais que fixassem residência em Murça, pelo menos, durante três anos. Mas o ano passado decidiu diminuir o apoio para 1500 euros, pagos em duas prestações. No entanto, introduziu o incentivo à natalidade (750 euros por cada criança), cujos primeiros pagamentos vão ocorrer nos próximos dias.

Segundo o presidente do Município, os apoios que agora vão ser entregues já obedecem ao novo regulamento implementado o ano passado e que tem \"uma perspectiva mais social beneficiando os casais com mais necessidades\".

O balanço, para já, é \"positivo\". João Teixeira diz não ter \"conhecimento de jovens casais que tenham saído do concelho\". Há, apenas, alguns que \"pontualmente vão fazer temporadas de trabalho ao estrangeiro e que depois voltam\".



PARTILHAR:

Unidade Móvel de Saúde no armazém

«Era como se tivesse morto»