O novo presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Moura Ferreira, afirmou hoje que quer um concelho mais “solidário, atrativo e verde” e assumiu como prioridades o incentivo à natalidade e à fixação dos jovens.

Bruno Moura Ferreira, 38 anos, tomou hoje posse, depois de ter recuperado a Câmara de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, para o PSD, após 12 anos de liderança socialista e de quatro anos sem assento na vereação naquele executivo.

“Temos orgulho na nossa terra, no nosso ’torrão natal’. Somos a mais bela porta de entrada em Trás-os-Montes, abençoada pela Nossa Senhora da Graça. Fomos contagiados pelas romarias e alegria do Minho, mas temos a força, a garra e a determinação transmontana”, afirmou o autarca.

O novo presidente salientou que “todos contam”, desde os jovens, adultos, famílias, idosos, associações, instituições e empresas, “nesta cruzada para conquistar um futuro melhor e cheio de oportunidades”.

Bruno Moura Ferreira assumiu que o “incentivo à natalidade será uma prioridade, assim como serão a fixação dos jovens, o apoio às famílias, o incentivo ao investimento e a criação de emprego, o reforço das políticas e programas sociais, a aposta na agricultura, floresta e pecuárias, o reforço e melhoria do acesso à saúde, a melhoria das acessibilidades, a aposta no setor do turismo, a valorização da gastronomia, a aposta na cultura ou a valorização dos recursos naturais”.

“Queremos um concelho mais solidário, mais atrativo e mais verde”, frisou.

O autarca disse querer “aumentar a competitividade do território e ter um papel ativo na promoção, valorização e dinamização da região de Basto”.

“Não podemos continuar a viver isolados, temos a obrigação de assumir a dianteira na promoção de um diálogo construtivo com os concelhos vizinhos. Criar pontes de entendimento e vontades comuns para alavancarmos o território para os níveis de desenvolvimento que ambicionamos e acreditamos ser do nosso direito”, salientou.

Bruno Moura Ferreira quer que Mondim de Basto “volte a ser líder de desenvolvimento e atratividade que foi outrora” e “um concelho bom para viver, visitar ou investir”.

“Não podemos continuar constantemente a olhar para trás, temos razões de sobra para acreditar no futuro. Somos um concelho com um enorme potencial, com património natural, cultural e religioso únicos, com recursos naturais únicos e com pessoas com qualidades únicas”, frisou.

Garantiu ainda que o seu executivo vai ser, perante o Governo central, uma “voz ativa na defesa” do concelho e das sua população.

“Vamos exigir do Estado, um olhar atento às nossas necessidades e o respetivo investimento para a promoção da coesão territorial e para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”, afirmou.

O PSD venceu as eleições autárquicas com maioria absoluta, conquistando três mandatos e o PS dois.

Nas eleições de 26 de setembro, o PSD obteve 48,93% dos votos em Mondim de Basto, o PS foi o segundo mais votado com 42,11% e a terceira força política é o CDS-PP, com 5,90% dos votos.



PARTILHAR:

Convulsão Febril

Montalegre acolhe adeptos habituais e estreantes no regresso do ralicrosse