As convulsões febris ocorrem nas crianças e são causadas por febre elevada ou por um aumento súbito da temperatura corporal.

Estas convulsões ocorrem geralmente no início do episódio febril, coincidindo com a subida térmica. As convulsões febris são mais comuns entre os seis meses e os cinco anos de idade. A primeira convulsão febril gera sempre grande ansiedade na famí­lia, em particular pelo inesperado da situação.

 

                Sinais e sintomas:

- Temperatura corporal elevada;

- Desmaio ou prostração, seguidos de convulsão;

- História de convulsões febris com doença prévia.

 

                O que fazer:

- Proteger a criança: não a segure! Tente colocar, por exemplo, almofadas à volta da criança para evitar que se magoe;

- Arrefeça a criança: retire-lhe a roupa e dê-lhe um banho com água tépida. Abra uma janela, se possível, mas não deixe a vítima arrefecer demais;

- Ligue 112: assim que a convulsão terminar, coloque a criança em Posição Lateral de Segurança; - Verifique e anote, de forma regular, o estado de consciência, a respiração e a pulsação.

 

Atenção:

 

- Não tente arrefecer a criança passando-lhe uma esponja com água. Ao fazê-lo, a temperatura corporal poderá volta a subir;

- Se uma criança tiver uma crise convulsiva febril, é provável que venha a ter outra se a febre voltar, mas isso não significa que a vítima esteja a desenvolver algum tipo de doença.



PARTILHAR:

Bombeiros de Miranda do Douro com instalações remodeladas

Novo presidente quer Mondim de Basto mais solidário, atrativo e verde