A jovem Nathalie Sousa, de Vila Pouca de Aguiar, conquistou uma medalha de ouro na modalidade de equitação adaptada nos Jogos Mundiais Special Olympics, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou a autarquia do distrito de Vila Real.

Nathalie Sousa, de 18 anos e que vive na aldeia de Pensalvos, é a nova campeã mundial de equitação adaptada depois de ter conquistado o primeiro lugar em equitação level BI, na competição que decorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, até quinta-feira.

A jovem disse, no comunicado remetido pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar, estar “muito feliz por ter ganhado a medalha de ouro por Portugal”.

O presidente do município de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, também afirmou estar “muito contente” pela atleta, “quer pelo seu desempenho pessoal, quer por ser um exemplo numa sociedade que se quer inclusiva”.

Nathalie Sousa integra a comitiva de 31 atletas portugueses do Special Olympics que está a disputar os Jogos Mundiais, em Abu Dhabi, em nove modalidades,

Os representantes portugueses na competição para pessoas com deficiência intelectual participam nas provas de atletismo, futebol, equitação, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, judo, natação e ténis de mesa.

Nathalie Sousa sempre gostou de cavalos, mas só em 2015 iniciou o seu percurso na equitação, ao integrar o projeto terapia assistida por cavalos do Centro Hípico de Pedras Salgadas, da responsabilidade do município de Vila Pouca de Aguiar.

A jovem começou pela equitação terapêutica, passou depois para a equitação desportiva adaptada e começou a participar nas competições em 2016, através da Special Olympics Portugal.

Conquistou vários prémios nacionais e regionais, destacando-se o título de campeã nacional de equitação nível BI.

Os Jogos Mundiais dos Special Olympics contam com a participação de 7.000 atletas de mais de 170 nações, que competem em 24 desportos de estilo olímpico.

O movimento Special Olympics existe em Portugal desde 2001. Os atletas nacionais já participaram em quatro Jogos Mundiais: Dublin 2003, Shangai 2007, Atenas 2011 e Los Angeles 2015.



PARTILHAR:

Policias de Vila Real mais preparados para receber turistas

Padre Heitor Antunes suspenso de diocese no Canadá