Uma vivenda está a ser construída sem licença e contrariando o Plano Director Municipal (PDM) junto a uma das margens da barragem do Salgueiro, em Vilarelhos, Alfandega da Fé.

A denúncia, feita por Pedro Couteiro, da Rede de Acção para a Denúncia de Crimes Ambientais, já obrigou a Câmara a ordenar que as obras fossem supensas, enquanto o proprietário do imóvel , que alega \\"desconhecer a lei\\" , admite demolir a casa, \\"se for preciso\\".

Para Pedro Couteiro, o edifício será uma casa de férias, com \\"muitas janelas viradas para a paisagem circundante à albufeira,\\" e está a ser erguida a cerca de 20 metros do nível das águas, junto à área descendente para barragem.

\\" A situação contraria o PDM de Alfândega da Fé que impõe que só se construa a mais de cem metros do início das margens\\", diz Pedro Couteiro,acrescentando, também, que , \\"como a construção está numa área classificada como Reserva Ecológica Nacional (REN), não é legalizável\\".

\\"Estamos a falar de algo que será um duplo atentado vai contra o ordenamento do território e o ambiente, pois todos os detritos produzidos na casa escorreriam para barragem, danificando o ecossistema\\", salienta.

O presidente da Câmara de Alfandega da Fé, João Carlos Figueiredo, garantiu, ao JN, que a Autarquia só na semana passada foi alertada para a construção da vivenda, tendo comunicado o caso à divisão de Urbanismo. Segundo disse, a obra foi suspensa por falta de licença e, embora o processo seja analisado, tudo indica tratar-se de uma construção numa REN, logo \\"ilegalizável\\".

O proprietário do imóvel (que é empreiteiro) alegou que \\"desconhecia a lei\\", garantiu que agiu \\"inocentemente\\" e admitiu que não porá entraves à demolição da casa, se essa for a decisão camarária.



PARTILHAR:

Homem encontrado morto

Promover a língua portuguesa