Diversas entidades locais estiveram presentes, tendo-se visto, designadamente o embaixador José Luiz Gomes, o deputado provincial Roch Cholette, o presidente do Conselho Municipal de Hull, Roland Michaud, e Robert Coté, sub-chefe da Polícia da cidade de Hull.

A festa, levada a cabo, todos os anos, em Outubro, congregou centenas de portugueses residentes na região do Outaouais (Otava-Hull), tendo havido ocasião para "recordar histórias de décadas passadas, experiências vividas e amizades que ficaram para sempre", como disse António Silva, que referiu ter servido a festa "também de apelo e incentivo às novas gerações para não esquecerem as suas raízes e manterem a língua e a cultura dos seus pais e avós".

Depois do jantar de convívio, preparado por voluntários locais, o serão culminou com a actuação do grupo cultural "Voz da Saudade", a representar os sentimentos de quem vive longe da sua terra natal. Um dos momentos mais altos da sua actuação foi a interpretação da canção
"No silêncio de uma oração", composta pelo director do grupo, em homenagem às vítimas dos acontecimentos terroristas de 11 de Setembro nos EUA. O público, visivelmente emocinado, aplaudiu efusivamente, de pé, a homenagem sentida que o grupo soube fazer, através de uma canção que induz as pessoas a fazer a uma reflexão interior, "no silêncio de uma oração".



PARTILHAR:

O Dia do Emigrante em Hull - Canadá

Suspeito de perturbações mentais