Português que apoia emigrantes lusos no Luxemburgo considera que o país \"já não é\" o \"El Dorado\" de outros tempos, existindo mesmo \"situações desesperadas\".

José Ferreira Trindade desaconselha a emigração para o Luxemburgo, país onde vive há mais de 40 anos e onde fundou um centro de apoio aos portugueses. Os relatos que chegam do Luxemburgo referem que a comunidade portuguesa atravessa um período preocupante de dificuldades e desemprego.
\"Não peguem nas malas\", alertou José Ferreira Trindade, manifestando ter \"uma grande preocupação\" com a actual situação dos portugueses no Luxemburgo.

\"Neste momento, não aconselho ninguém a emigrar para o Luxemburgo, [por causa das] dificuldades que temos para colocar toda a gente que está no desemprego, para ajudar todos aqueles que têm problemas de saúde e os jovens desempregados, que são bastantes\", disse José Ferreira Trindade, à margem de um seminário sobre emigração que decorreu esta segunda-feira no Porto.

Dos cerca de 525 mil habitantes no Luxemburgo, 113 mil são portugueses, dos quais quase seis mil estão desempregados. Destes, 1.850 são jovens à procura do primeiro emprego, pelo que o fundador do centro de apoio português considera que o Luxemburgo \"já não é\" o El Dorado de outros tempos, existindo mesmo \"situações desesperadas\".

José Ferreira Trindade alertou para situações de portugueses que \"encontram trabalho à distância e pela Internet\" e dos \"contratados por empresas temporárias\" que chegam ao Luxemburgo, onde só conseguem trabalhar \"uma semana\" e ficam \"o resto do tempo em casa\", sem qualquer fonte de rendimento que os permita dar resposta às \"obrigações\" como o aluguer da casa e os seguros.

José Ferreira Trindade sustenta que o Luxemburgo continua a ser \"um bom país\" para \"primeira geração\" de portugueses que lá chegou há mais de 40 anos. \"Para esta terceira geração, [a situação] é mais preocupante. Os jovens, os meus netos, por exemplo, querem um trabalho adequado à formação que tiraram e têm algumas dificuldades.\"



PARTILHAR:

«Situações desesperadas»

David Martins medalha de ouro.