O município de Murça iniciou hoje a realização de testes de despistagem da covid-19 a todos os utentes e colaboradores dos lares, do hospital de cuidados continuados, militares da GNR e bombeiros voluntários do concelho.

“O objetivo é prevenir, avaliar, ter uma noção do ponto de situação no momento. É importante termos a noção do está a acontecer no terreno”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes.

Em comunicado, o município acrescentou que se trata de “mais uma ação para reforçar as medidas de profilaxia” que estão a ser implementadas para o “apoio à saúde pública” e “defesa dos habitantes do concelho, principalmente aqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade, bem como os que, no dia-a-dia, estão na linha da frente neste terrível combate”.

O rastreio iniciado hoje vai abranger todos os utentes e colaboradores dos lares de Candedo, Fiolhoso e Murça, bem como do hospital de cuidados continuados, os militares da GNR e bombeiros voluntários.

A iniciativa, que representa um investimento do município, está a ser desenvolvida em “estreita colaboração e orientação da Autoridade de Saúde Local”. Para a sua concretização, segundo o autarca, foi contratada uma empresa privada.

E, nesta altura de isolamento social devido à pandemia, a Câmara de Murça explicou que está a implementar uma série de medidas de apoio à população, nomeadamente na área social.

Nesse sentido, criou a linha de apoio 964941810 para que as pessoas em situação de maior fragilidade e sem retaguarda familiar possam pedir apoio, a nível de entrega de alimentos e medicação, na marcação de consultas médicas, no pagamento de faturas de diversos serviços ou outros assuntos que possam facilitar o seu dia-a-dia

Adicionalmente, foi disponibilizada também uma linha de apoio psicológico, com técnicos especializados do município, para que qualquer pessoa que manifeste sintomas como angústia, medo, insegurança, depressão, solidão ou ansiedade possa ser devidamente acompanhada.

No que diz respeito a alojamento de retaguarda, a autarquia definiu locais que estarão disponíveis para responder a necessidades provocada pela covid-19, estando previstas camas para acomodar 50 pessoas.

Foi também preparado um equipamento para acomodar profissionais de saúde, forças de segurança e profissionais de emergência, e criada uma Bolsa de Voluntariado.

Em simultâneo foi colocado a circular um veículo com equipamento sonoro e ecrã gigante que transmite mensagens de apelo para que a população permaneça em casa e aconselha boas práticas de prevenção e proteção.

Os técnicos de desporto da autarquia preparam e divulgam, através das redes sociais, planos de exercício físico destinados a crianças, jovens e seniores, para que as pessoas se mantenham ativas e ligadas à atividade física.

Segundo a autarquia, foi ainda estabelecida uma parceria com a Associação Empresarial – Nervir, para dar resposta às empresas e informar sobre as medidas excecionais implementadas no âmbito da crise provocada pela covid-19.

O concelho de Murça contabiliza, até hoje, um caso positivo de covid-19.

 



PARTILHAR:

Alfândega da Fé cancelou a edição deste ano da Festa da Cereja

Politécnico de Bragança faz testes nos lares de Trás-os-Montes